PARTICIPE

Inscrições para projeto 'O Curta que a gente quer fazer' são gratuitas

Oficina de produção de vídeo é gratuita para jovens do município
10/03/2015 | - Atualizado em 10/03/2015 - 17h57 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Direção e iluminação são alguns dos pontos discutidos na oficina de cinema
Direção e iluminação são alguns dos pontos discutidos na oficina de cinema
Jovens de Campinas que se interessam por cinema e têm entre 13 e 18 anos, têm até o dia 20 de março para se inscreverem no Projeto "O Curta que a gente quer fazer" que acontece na cidade no período de 25 de março a 06 de junho. As inscrições podem ser feitas no site www.ocurta.com.br.
 
Totalmente gratuito, o curso de três meses foi selecionado em edital do Programa de Ação Cultural para o desenvolvimento de ações de fomento ao audiovisual e será realizado pela Papillon Produções Artísticas, com apoio do Instituto Ideia Coletiva, Grupo Primavera e Secretaria de Cultura de Campinas.

Serão oferecidas 40 vagas para os jovens que utilizarão os conhecimentos adquiridos nas oficinas para produzir dois filmes, cuja exibição será em mostra aberta ao público, juntamente com outros curtas nacionais. Além de produzir e exibir um curta-metragem, o projeto possibilitará ainda aos jovens a participação no Festival Internacional de Cinema do Rio, um dos mais importantes do cenário nacional. 

Com aulas teóricas e práticas, os participantes vão aprender todas as etapas que abrangem a produção de um filme, através de temas como fotografia, direção, atuação, roteiro, produção, trilha sonora e gravação. Todos os temas possuem atividades práticas, para que a gravação idealizada pelos jovens ganhe aspectos de profissionalismo, desenvolvendo assim, também outras habilidades sociais e de mercado de trabalho nos jovens participantes.

O objetivo é que terminem o curso sabendo produzir um curta metragem. As aulas serão às quartas-feiras, das 14h às 18h, no espaço da ONG Grupo Primavera, Rua Luís Aristeo Nucci, 30 – Jardim São Marcos – Campinas. Realizado pelo mesmo grupo idealizador do projeto Curta Jovem, os formadores já executaram oficinas em várias cidades de São Paulo e também em Aparecida de Goiânia (GO), sempre com o patrocínio de empresas locais. Já foram atendidos pelo projeto mais de 300 alunos e produzidos 13 curtas metragens. Algumas das produções, inclusive, receberam prêmios em mostras de produções audiovisuais realizadas Brasil afora.

Serviço
Quem pode participar: Jovens com idade entre 13 e 18 anos.

Quando: De 25/03 a 06/06, às quartas-feiras, das 14h às 18h.

Onde: ONG Grupo Primavera, Rua Luís Aristeo Nucci, 30 – Jardim São Marcos – Campinas.

Inscrições – de 09 a 20/03, exclusivamente pelo site www.ocurta.com.br
 
Veja também