DEDIQUE-SE

3 sites para aprender outro idioma de graça

Inglês, francês, espanhol e muitas outras línguas a um clique de distância e o melhor: totalmente gratuito
05/03/2015 | - Atualizado em 05/03/2015 - 10h33 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Vale ressaltar que o aluno precisa dedicar um tempo de cada dia para o aprendizado
Vale ressaltar que o aluno precisa dedicar um tempo de cada dia para o aprendizado


Aprender outro idioma é quase uma lei obrigatória para quem se insere no mercado de trabalho. Mas com a correria, se deslocar para um determinado local às vezes não dá tempo. Por isso, selecionamos 03 ótimos sites que que ensinam uma outra língua gratuitamente. As dicas são da revista Exame. Olha Só:
 
1. Livemocha
Este site combina cursos gratuitos e pagos com ingredientes de rede social. É um ótimo lugar para iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira e para ampliar os conhecimentos. O usuário pode estudar sozinho, seguindo um dos cursos online. Pode trocar ideias com outras pessoas e praticar o idioma que está aprendendo.

O site Livemocha está disponível em português e outros 11 idiomas. Os cursos básicos são gratuitos e cobrem 38 línguas diferentes. Já os mais avançados são pagos e incluem Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano. Uma mensalidade de 20 reais dá acesso a todos os cursos e a outros recursos pagos do site.

Você também poderá se interessar por:

2. Memrise
Criado por em campeão de torneios de memorização, o Memrise é dirigido a pessoas que já têm algum conhecimento de uma língua estrangeira e querem melhorar seu vocabulário. Ele não ensina gramática, mas pode ser um ótimo complemento a um curso presencial ou na web. Também é uma ferramenta eficaz para relembrar palavras aprendidas no passado e esquecidas por falta de uso.

Entre os idiomas mais populares nele estão inglês, espanhol, chinês, francês e alemão – mas a lista vai longe. O site usa a metáfora de um jardim. Cada palavra nova é uma planta a mais nele. Se a pessoa fica um tempo sem praticar, as plantas começam a murchar e é preciso “regá-las”. O Memrise avisa, por e-mail, quando isso acontece, convidando a pessoa a voltar a treinar seu vocabulário. O usuário vai acumulando pontos à medida que pratica o idioma, e pode comparar seu desempenho com o de outras pessoas.

O Memrise conta com um aplicativo para iPhone que dá acesso aos exercícios. É prático para treinar idiomas durante alguma espera no aeroporto ou em outro local. Tanto o site como o aplicativo são totalmente gratuitos.

3. Deutsche Welle
Para quem quer aprender alemão, a Deutsche Welle , emissora de TV e rádio estatal da Alemanha, oferece, em seu site, uma série de cursos gratuitos em todos os níveis. Para segui-los, é necessário conhecer um pouco de inglês. Embora os site esteja disponível em português, os cursos possuem explicações em inglês. As lições incluem exercícios escritos e falados e contam com abundante conteúdo multimídia.
 
Veja também