GUIA
Sesc Campinas promove 16ª edição do 'Performance'
Entre os dias 24 e 28/02, cinco ações performáticas e uma oficina compõem projeto.
23/02/2015 | - Atualizado em 23/02/2015 - 17h40 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação.
Cinco ações performáticas e uma oficina compõem projeto
Cinco ações performáticas e uma oficina compõem projeto
O projeto "PERFORMANCE", que chega à décima sexta edição, convida o Coletivo ES3, de Natal (RN), para promover, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, cinco ações performáticas e uma oficina gratuita. Formado pelos artistas André Bezerra e Chrystine Silva, o coletivo discute o corpo e seus espaços políticos na contemporaneidade, através de temas como raça, etnia, imagem, história, movimento, individualidade e compartilhamento social. Todas as atividades são gratuitas e acontecem em vários espaços do Sesc.


A seguir todos os detalhes da programação do projeto "PERFORMANCE" de fevereiro:

COLETIVO ES3 :: 24 a 28/2

DIA 24 :: performance :: O QUE É PERFORMANCE?

O performer André Bezerra pede ao público que sorteie e levante aleatoriamente placas com diversas nomenclaturas características da performance. Em frente a uma mesa com materiais instalados, o performer propõe um arranjo e ações decididos na hora, criando uma resposta possível ao recorte proposto nas placas. Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: livre.

Data: Dia 24, terça, às 12h30.

Local: Área de Convivência.

GRÁTIS

DIA 26 :: performance :: A HISTÓRIA NÃO NOS ENSINOU NADA

O performer batalha com sua própria presença no mundo para perguntar: o que sabemos nós de nós mesmos? O artista propõe um olhar distinto sobre como somos descendentes de cada pequeno evento que nos precedeu no universo, no mundo, no continente, no país e no mundo. Duração: 180 minutos. Classificação indicativa: livre.

Data: Dia 26, quinta, às 18h30.

Local: Sala de Múltiplo Uso 1.

GRÁTIS

DIA 27 :: performance :: BRANCO NO PRETO

Performance criada a partir das experiências da artista Chrystinne Silva com seu próprio corpo. Diante de sua certidão de nascimento, que a descreve como “branca”, de seu pai negro, mãe branca e suas descendências indígenas, a performer desenha as linhas de seu corpo rasgando uma fina e falsa pele branca e revelando sua cor e presença, nascida da miscigenação entre diferentes etnias. Duração: 20 minutos. Classificação indicativa: livre.

Data: Dia 27, sexta, às 13h.

Local: Área de Convivência.

GRÁTIS

DIA 27 :: performance :: EQUILÍBRIO (HÁ EQUILÍBRIO QUANDO SE MOVE DE SI?)

Dois performers criam espaços que põem em conflito vontade e ação, esforço e objetivo. A ideia de equilíbrio é investigada nessa performance através do espaço de ação do corpo: é possível permanecer em equilíbrio estando num mundo e sendo um corpo que não cessa de mover-se de si? É possível saber se o corpo está em equilíbrio quando desejo e realidade, esforço e ação não concordam mais um com o outro? Duração: aproximadamente 60 minutos. Classificação indicativa: livre.

Data: Dia 27, sexta, às 19h.

Local: Entrada da Unidade.

GRÁTIS

DIA 28 :: performance :: MOVIMENTO-MOMENTO – FRAGMENTOS NO TEMPO

A partir de imagens criadas pelos performers através de um scanner, o público é convidado a criar suas próprias imagens, explorando esta plataforma e refletindo sobre a interação entre movimento do corpo e da íris da máquina, para pensar distintas pontes de relação entre corpo, performance e fotografia. Duração: 180 minutos. Classificação indicativa: livre.

Data: Dia 28, sábado, às 13h.

Local: Área de Convivência.

GRÁTIS

DIAS 24 e 25 :: oficina :: CORPO-EXPERIÊNCIA

A atividade será dividida em três partes: uma teórica; outra prática, visando a criação de uma performance coletiva que discuta o contexto onde os participantes vivem e produzem; e uma 3ª etapa, por meio da qual os participantes apresentam o resultado da oficina na Área de Convivência do Sesc Campinas. História, espaço-tempo, presença e ética são aspectos discutidos durante a realização da atividade. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Oficina: Dias 24 e 25, terça e quarta, das 18h30 às 21h30, na Sala de Múltiplo Uso 1. Classificação indicativa: 16 anos.

Apresentação resultante da oficina: Dia 26, quinta, às 13h, na Área de Convivência e Sala de Múltiplo Uso 1. Classificação indicativa: livre.

GRÁTIS