E-BOOK
8 livros de Lima Barreto para download gratuito
Baixe parte da obra do escritor que, por criticar asperamente a República, ficou conhecido como o escritor de seu tempo e de sua terra
18/02/2015 | - Atualizado em 18/02/2015 - 11h26 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
 
Foto: Divugação.
Lima Barreto tornou-se um crítico severo após sofrer com o preconceito racial e a pobreza
Lima Barreto tornou-se um crítico severo após sofrer com o preconceito racial e a pobreza
Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro e, embora fosse filho de pais humildes e mulatos, conseguiu – com a proteção do Visconde de Ouro Preto – fazer o curso secundário no Colégio Pedro II, além de cursar Engenharia até o 3º ano. Abandonou os estudos devido à doença mental que acometeu seu pai. A partir daí precisou trabalhar para prover o sustento da família.

Revoltado com o preconceito que sofria por causa de sua cor, além dos desgostos domésticos e de sua vida economicamente complicada, Lima Barreto, então funcionário da Secretaria de Guerra e colaborador da imprensa, tornou-se um crítico social severo e, muitas vezes, panfletário. Esse comportamento deve-se, também, às suas constantes crises de depressão e alcoolismo.

Você também poderá se interessar por:
- 13 livros de Fernando Pessoa para download gratuito

Foi um dos poucos escritores brasileiros a se assumirem na luta contra o preconceito racial e a discriminação social do negro e do mulato. A abordagem está presente em várias de suas obras, como nos romances Clara dos Anjos, Vida e Morte de M. J Gonzaga de Sá e Recordações do Escrivão Isaías Caminha.

Lima Barreto anotou, registrou, fixou e críticos asperamente quase todos os acontecimentos da República, ficando conhecido como um escritor de seu tempo e de sua terra. É possível encontrar em suas obras episódios da insurreição antiflorianista, o governo do Marechal Hermes da Fonseca, a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, entre outros.

Você também poderá se interessar por:
- Nove livros de Olavo Bilac para download grátis mais um bônus surpresa

O autor era apaixonado pela cidade do Rio de Janeiro, com seus subúrbios, gente pobre e dramas humildes. Além disso, gostava de usar suas obras para criticar os políticos da época, sarcasticamente retratados pela mania de ostentação, vazio intelectual e ganância.

Vale lembrar que a Universia Brasil tem disponibilizado várias obras para download
gratuito. Acesso e escolha a sua. 

Baixe grátis os livros de Lima Barreto:


1. Clara dos Anjos
 
 
Veja também