TECNOLOGIA

Cinco dicas para usar o WhatsApp no trabalho

É preciso bom senso, proatividade e não esquecer dos limites
04/02/2015 | - Atualizado em 04/02/2015 - 10h30 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugalção
WhatsApp invadiu sua empresa
WhatsApp invadiu sua empresa



 
 
Ah! Já foi o tempo onde proibia-se o uso de meios de comunicação ligados a internet no ambiente corporativo! Com o WhatsApp então, nem se fale!
 
O 'Whats' é um aplicativo que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por isso. Basta ter acesso à rede, seja ela wi-fi, 3G ou 4G, para compartilhar mensagens, áudios, fotos e até vídeos sem custo algum. Segundo levantamento da Mobile Marketing Association, é o serviço de comunicação instantânea que mais cresce em utilização no país: sete em cada dez celulares brasileiros já o possuem instalado. Nos smartphones, seu aplicativo já é mais utilizado que o Facebook Messenger. Mas com tantas utilidades, não é pra menos! Só vale lembrar que quando utilizado no trabalho, é preciso discernimento. Não dá pra sair por ai compartilhando 'aquele vídeo' com seu chefe! Por isso, listamos cinco dicas (simples mais importantes) pra você não fazer feio no relacionamento de trabalho. Olha Só:
 
1. Grupos específicos
Como a gente já falou, nada de ficar compartilhando joguinhos, fotos inadequadas ou qualquer outro assunto que não esteja ligado ao trabalho. Se há uma amizade entre os colaboradores, o ideal é que se crie dois grupos: um para o trabalho e outro para tratar de assuntos do dia a dia. No grupo de trabalho, focar em assuntos do trabalho. 

2. Mensagens diretas
O WhatsApp não é e-mail. Nada de textos longos e linguagem muito séria. É simplesmente uma ferramente de trabalho onde é possível enviar e receber informações em tempo real. Exemplo: 'Bom dia. Hoje devo chegar um pouco atrasada por conta da chuva. Obrigada'. Agora, pautas de reuniões, história da carochinha, ou receita do bolo da vovó não cabem dentro do meio corporativo via whats, ok?

3. Use o bom senso
Tudo bem! O whats é legal pra caramba e você está louco para conversar com a amiga sobre o fim de semana. Mas lembre-se que você está no trabalho e tem sua função a cumprir. Portanto, use o aplicativo para este fim em momentos apropriados, como o horário do almoço, ou quando a internet da sua empresa cair. Se você tiver 3G, é claro! 

4. Uma vez conectado, sempre conectado
Se estão tratando de algum assunto que exija resposta imediata, esteja sempre ligado. Exemplo: Seu colega de trabalho está em uma reunião e precisa te passar as informações o mais rápido possível. Neste caso, você precisa estar sempre de olho, conciliando seu trabalho com as mensagens. Nada de 'desculpe, não vi'. É preciso proatividade!

5. Fora do trabalho
Agora tá liberado! Não tudo, mas as fotos, as conversas mais pessoais, o plano para o fim de semana, o happy haour. Mas 'daquele jeito'. Nunca esqueça o bom senso.

Você também poderá se interessar por:
- 7 Dicas que você não sabia sobre o Whatsapp
 
 
Veja também