PAZ E AMOR

5 dicas para não cometer suicídio na TPM

Porque somos finas o suficiente pra superar esse momento e não cair do salto
25/02/2015 | - Atualizado em 25/02/2015 - 13h20 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Reprodução
Lindsay Lohan simula suicídio com arma apontada para a cabeça. Será que era TPM?
Lindsay Lohan simula suicídio com arma apontada para a cabeça. Será que era TPM?
 

Ok meninas, vamos nos unir! Por mais que os sintomas descarados da TPM (Tensão Pré-Menstrual) sejam escancarados, os homens parecem nunca entender (ou colaborar) com o nosso bem-estar. Então, uni-vos ala feminina! E não nos entreguemos às vontades exageradas de doces e chocolates que acabam com a nossa dieta, nem nos acabemos de chorar depois de um momento de irritação intensa. Reunimos aqui algumas dicas 'de mulher pra mulher' que podem auxiliar a não sair do salto neste momento tão... intenso! 
 
1. Identifique a sua TPM
Antes de poder controlar (leia-se 'contornar') a tensão a flor da pele, é preciso saber que estamos nela. Então, pegue o seu anticoncepcional, dê uma analisada na quantidade. Olhe pra si mesma e suas atitudes e sensações. Identificou? Ótimo! Parece bobagem, mas sem isso é praticamente impossível fazer alguma coisa. Se é que vocês me entendem... 

2. Saia da cama 
Sabemos que de 'Pré-menstrual' só mesmo o nome! A TPM acontece antes, durante e até depois da menstruação. Então, muito cuidado. Por incrível que pareça, exercícios são as melhores opções para dar uma segurada na tensão. Isso porque eles aumentam a oxigenação no cérebro e ajudam a equilibrar a serotonina. Então, se você ainda está no 'pré-menstrual', abuse da bicicleta, academia e atividades aeróbias. Dança cai muito bem! Mas se você já está 'naqueles dias' e movimentos intensos não são tão...bem vindos, relaxe. Meditação e até mesmo ioga também auxiliam bastante. No meu caso, tocar piano é uma boa forma de desviar o foco. Analise a si mesma e identifique o que te faz relaxar. E abuse disso, seja o que for (risos). 

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- TPM: O antes, durante e depois da menstruação
 
3. Alimentação. E não estamos falando de guloseimas
Segundo os nutricionistas, ingerir alguns alimentos podem amenizar este momento tão cauteloso e exclusivo das mulheres. Mas já adianto, não adianta consumi-los somente durante a TPM. O recomendável  é sempre encontra-lo em sua alimentação. Isso significa que tem que come-lo o mês todo! Estamos falando de salmão, trutas, soja, linhaça e nozes. Alimentos ricos em Ômega 3, além de óleo de milho, de algodão e de girassol e carnes em geral, ricos em Ômega 6, que ajudam a regular as variações de hormônios e a irritabilidade (aquela vontade de matar um e depois se matar porque cometeu o crime, sabe?).

4. Água benta
Brincadeirinha... Só água potável serve.  (Mas se você for cristã e acredita no poder da água benta, fica a dica também). Independente, beba muita água. Também procure tomar chás diuréticos, como o verde, o branco e o vermelho. Os rins funcionam melhor, o que é um incentivo para eliminar o excesso de líquidos. Frutas ricas em água, como melancia, melão e pêra também estão dentro do cardápio. Só por favor meninas, evitem café, refrigerante e chocolate. Eles causam ( e aumentam consideravelmente) a irritabilidade (têm xantina e metilxantina), o que faz o inchaço incomodar mais. Aparentemente, pode parecer que tudo que você precisa para se salvar é um pedacinho de chocolate. Mas o prazer é só momentâneo. Acredite! Seja forte. Ah, não podemos esquecer do sal! Ele é o vilão que nos deixa com aquela sensação de inchaço! Evite.

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5. Se você chegou até aqui... Parabéns
Somos mulheres e adoramos elogios por natureza. Mas neste momento tão íntimo, queremos mais é ser reconhecidas, receber muitos presentes e carinhos e, claro, elogios! Mas a gente sabe que às vezes escapa um momento ruim aqui, outro pior ali... nos desculpem você que tentou agradar e não conseguiu. Mas lembra daquela primeira dica? Então...  quanto aquela sensação de ingratidão, de raiva e até mesmo depressiva chegar... não esqueça que você está na TPM e reverta o quadro por si só. Mantenha a postura, engula o que for preciso e só desconte na academia. O silêncio é sempre a melhor resposta nessas horas. E quanto este período passar, você irá se sentir ainda mais vitoriosa. 

Alguma outra dica?
 

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