PELE

3 passos para remover de vez os cravos do rosto

Medidas simples e baratas para acabar de uma vez por todas com esses problemas
24/02/2015 | - Atualizado em 24/02/2015 - 10h37 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Os pontinhos pretos a que chamamos de cravos, nada mais são do que poros entupidos de gordura
Os pontinhos pretos a que chamamos de cravos, nada mais são do que poros entupidos de gordura


Se tem algo que incomoda geral são os temidos pontinhos pretos que insistem em aparecer nos locais mais visíveis. Além de estarem estancados no rosto, parecem sobressair no nariz, cantinhos da 'zona T' e em alguns casos, na testa. No mercado, há várias alternativas de produtos que prometem eliminar esse mau. Alguns são realmente eficientes, outros (apesar do alto preço) nem tanto! Por isso, testamos algumas receitinhas caseiras (baratas =D) e selecionados algumas delas como alternativa na remoção dos cravos. E tem um segredinho: a esfoliação auxilia bastante na prevenção dos pontinhos. Olha Só:

1. Esfoliar
A esfoliação consiste no processo de eliminar profundamente as impurezas da pele. Com movimentos circulares, as células mortas vão sendo eliminadas e os poros começam a se abrir. É aí que mora o segredo para eliminar os cravos. 

Com os poros abertos, muitas pessoas têm o costume de pressionar a pele até o pontinho preto sair. Medida aparentemente eficaz, mas que não é a melhor. Além de deixar a pele manchada, a tendência é que estes cravinhos voltem a se instalar ali. Então sugerimos o seguinte:

Foto: Divugalção.
Procure sempre enxaguar o rosto com água fria, para que os poros sejam fechados
Procure sempre enxaguar o rosto com água fria, para que os poros sejam fechados
2. Tratar

Com a pele esfoliada (e você pode fazer essa esfoliação caseira a base de fubá que é incrível), separe os seguintes ingredientes para fazer uma máscara de tratamento:

- Farinha de aveia
- Água de rosas (aquela que sua avó usava para desodorizar a pele)

Agora, faça uma mistura até que a massa fique homogênea. É só aplicar no rosto e deixar agir por 15 minutos. Uma variante importante é no momento da retirada. Não deixe de usar água fria! A água morna e principalmente em temperaturas elevadas, fazem com que os poros continuem dilatados. E nosso objetivo é justamente o contrário. Já abrimos os poros com a esfoliação e já tratamos a pele com a máscara. Agora é hora de fechar os poros para que o tratamento tenha efeito. Portanto: água fria! 

Você também poderá se interessar por:
- Cravo, espinhas, acne: como evitar que o contato seja direcionado pra lá

3. Hidrate
Esta terceira sugestão é opcional, pois visa hidratar a pele! Você vai precisar de:
 
- 1 xícara de arroz
- 500ml de leite

Para fazer o hidratante, misture os dois ingredientes e deixe na geladeira por 5 horas.  Bata essa mistura no liquidificador após esse tempo de descanso e aplique no rosto, massageando. Após aplicação, enxague novamente com água gelada. 

Este processo é essencial ser seguido constantemente, para que seu efeito seja comprovado. Se sua pele está cheia de cravinhos, pode fazer até três vezes por semana. Se está num nível razoável, uma ou duas vezes é suficiente. 

Na minha rotina, já não uso mais as máscaras. Faço esfoliação dia sim e dia não. Os cravinhos diminuíram consideravelmente num período de três meses em constante aplicação. 

Se você tem outra 'fórmula' para eliminar esses temíveis pontinhos, compartilhe com a gente. Quando mais conhecimento, melhor ;)
 
Veja também