SAÚDE FEMININA

TPM: O antes, durante e depois da menstruação

Entenda o que cada período quer dizer e tire suas dúvidas sobre este estado que é exclusivo da ala feminina
Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugalção
Não tem jeito: a TPM existe e você precisa aprender a lidar com ela
Não tem jeito: a TPM existe e você precisa aprender a lidar com ela
 

Mulher, mulher... só nós sabemos o que essas três letrinhas juntas significam em nosso ambiente, seja ele mental ou corporal! Ás vezes ela chega a tal ponto, que as pessoas ao redor percebem e não sabem o que fazer. Mas afinal, o que é e quanto tempo dura a temível TPM?

Bom, segundo os médicos, ao pé da letra, TPM é abreviação de 'tensão pré-menstrual'. Mas vou te falar... que antes que nada! Ela dura é o tempo todo. Antes, durante... e até depois. Descubra o tempo característico da sua TPM e o que fazer para amenizá-la.

A tensão PRÉ menstrual...
Todo mundo sabe que o período em que antecedes os dias da menstruação são marcados por oscilações de humor. A mulher se sente irritada e chora ao mesmo tempo. Muitas vezes se sente infeliz e tristonha. Depois de alguns minutos, volta novamente ao seu estado de irritação. Pois bem... aceite pessoal. Somos assim mesmo. Muito mais que 'frescurinha', como alguns costumam achar, a TPM existe e infere sim no dia a dia. E nos dias anteriores, a dica é procurar um distração que lhe faça bem e que provavelmente você, mulher, não irá conseguir fazer quando estiver 'naqueles dias'. 

Desceu
Puts! Começou outra vez. Vamos lá! Talvez sua primeira sensação seja de raiva. Ou até mesmo de tristeza. Seja como for, agora é a hora de exercitar o autocontrole. A gente sabe como é difícil controlar, mas exercícios mentais auxiliam nesse processo. Procure não pegar mais atividades que exijam responsabilidade. Trabalhe conforme sua rotina e abuse do chocolate. Homens: vocês não sabem o quão poderoso é este produto! Não precisa se entuchar de guloseimas, mas comer um tabletinho por dia ameniza os sintomas. Nestes dias, o ideal é relaxar. Ficar em casa e ler um livro, se acabar de chorar com filmes românticos. Nada de aventuras por aí. Lembre-se: talvez este possa ser aquele famoso 'tempo' que você quer tirar pra si mesma. E detalhe... ele vem todo mês. Então, aproveite! Afinal, faz bem olhar as coisas por outros ângulos.

Acabou mas o stress continua
Se você chegou até aqui com os mesmos sintomas, pode fazer parte do verdadeiro e legítimo 'Clube da Lulu'. Nós sabemos que os sintomas da TPM variam de mulher para mulher, mas normalmente tendem a dar origem ao mau humor, irritação, sintomas depressivos e diminuição da libido, assim como maior facilidade para o surgimento de dor de cabeça, crises de choro e agressividade verbal ou até mesmo física. No corpo, pode apresentar inchaço e celulite, novamente por motivo puramente hormonal: o aumento da progesterona. E é exatamente neste período, o término da menstruação, que devemos tomar mais cuidado. Isso porque fatores externos como preocupação, problemas no trabalho e na família, excesso de responsabilidades ou ansiedade - nos primeiros quatorze dias do ciclo, ou seja, os primeiros quatorze dias após o término da menstruação - irão refletir no agravamento da TPM e também na continuidade dessas alterações no período da menstruação e pós-menstruação. Portanto, uma das formas de amenizar esses sintomas é procurar manter o humor mais estabilizado possível nos primeiros quatorze dias do ciclo. Boa sorte rs

Principais dúvidas sobre Menstruação 

- Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
De 25 a 35 dias. Mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias. Conte a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo.

- Quando o ciclo fica regular?
De seis meses a dois anos depois da primeira menstruação.

- É normal a menstruação atrasar muito?
Só nos dois primeiros anos após a primeira menstruação. Nessa fase, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas atraso menstrual também pode ser indício de gravidez ou de algum problema com os seus hormônios.

- Quantos dias dura a menstruação?
De 3 a 5 dias. Pode durar um pouco mais, desde que o fluxo diminua.

75% das adolescentes sofrem de cólica. 15% delas não consegue nem ir à escola por causa da dor.

- Cólica é igual a TPM?
Não. A menina tem cólica quando já está menstruada. Os sintomas da TPM aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem, como mágica, assim que ela desce.

- Existe alguma receita caseira para combater a cólica?
"Chás quentes ou bolsas de água quente podem ajudar", explica Márcia Gaspar Nunes, ginecologista. Mas, se quiser combater a causa do problema, tem que tomar remédios. Os mais indicados são antiinflamatórios não-hormonais (como o Ponstan) ou antiespasmódicos (como Buscopan e Atroveran). "Evite medicamentos com ácido acetilsalicílico (como Aspirina), que aumentam o fluxo sangüíneo", acrescenta Cláudia.

4 dicas simples para lidar com a TPM
 
1. Vá dar um rolê de bike, caminhar no parque ou suar na aula de aerofunk. Exercícios reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima ;) 

2. Evite café ou refrigerantes do tipo "cola". A cafeína é um estimulante e pode piorar a TPM. Suco é sempre a melhor opção meninas! 

3. Tente ingerir menos sal, para reduzir a retenção de líquidos. E consuma alimentos que ajudam o organismo a eliminar água, como morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião.

4. Procure comer alimentos ricos em vitamina B6 (soja, melão, arroz integral, ovos, aveia, amendoim e nozes), vitamina E (soja, óleos vegetais, nozes, couve-de-bruxelas, verduras, cereais integrais e ovos) e magnésio (figo, amêndoas, vegetais verde-escuros, banana e frutos do mar). Eles ajudam a aliviar os sintomas da TPM.

E se tiver mais alguma dica que funcione contigo e queira compartilhar com a gente, fique a vontade! Mulheres unidas, jamais serão vencidas.