FERIADO

5 dicas para que o sono não atrapalhe a viagem de Carnaval

Consultora do Sono da Duoflex alerta para os riscos de pegar a estrada sem o repouso adequado
14/02/2015 | - Atualizado em 13/02/2015 - 21h32 Divulgação
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Quando o condutor sentir que o sono chegou, a melhor opção é parar o carro e tirar algumas horas de descanso
Quando o condutor sentir que o sono chegou, a melhor opção é parar o carro e tirar algumas horas de descanso
O feriado de carnaval pode trazer muita festa e diversão. Aproveitar a folia e os dias de descanso é bom para recarregar as energias para o trabalho e os estudos. Mas quando o assunto é dirigir, não drible o sono. Em viagens muito longas, é importante parar e descansar durante a noite para revigorar e aguentar a direção com tranquilidade e segurança.

Para a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, uma boa noite de sono é de extrema importância para qualquer pessoa, principalmente para quem tem planos de viajar neste carnaval. “A falta de sono provoca diversas consequências como redução da capacidade de raciocínio, falta de atenção, perda dos reflexos, falhas de memória, dentre outras”, afirma.

Na luta contra o sono na estrada, é comum que muitas pessoas tomem café, energéticos, ou molhem o rosto durante o trajeto. “No entanto, esses são métodos paliativos, ou seja, não são medidas totalmente eficazes. Quando o condutor sentir que o sono chegou, a melhor opção é parar o carro e tirar algumas horas de descanso”, orienta Renata.


1 - Evite dirigir entre meia-noite e oito horas da manhã ou logo após o almoço. Nesses horários, normalmente, a temperatura do corpo cai e o indivíduo sente mais sonolência;

2 - Procure dormir de sete a oito horas por noite. Apesar de esse tempo variar de pessoa para pessoa, é importante sentir o corpo descansado e com uma boa disposição antes de assumir o volante;

3 - Para um sono de qualidade, é necessário também manter a postura correta ao dormir. A posição de lado é a mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semiflexionados com um travesseiro entre eles;

4 - No trânsito parado, aproveite para fazer alguns exercícios de ginástica laboral para melhorar a oxigenação e as articulações;

5 - Café e cigarro podem despertar temporariamente, mas não evitam a sonolência.
 
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