SAÚDE

Fique em forma para curtir o Carnaval

Agora é o momento de cuidar do corpo para curtir a festa em forma e com saúde
04/02/2015 | - Atualizado em 04/02/2015 - 20h22 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: France Press
Vila Isabel é a campeã do Carnaval carioca
Vila Isabel é a campeã do Carnaval carioca
Há duas semanas do Carnaval, que esse ano começa em 14 de fevereiro, ainda há tempo para preparar o corpo. Segundo a doutora Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, para curtir os dias de festa com muita energia e saúde, é fundamental cuidar da alimentação.

As dicas da especialista começam antes mesmo da folia, aconselhando os foliões a seguir uma alimentação saudável e fracionada, dividida entre quatro a cinco refeições ao dia, baseada em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e laticínios desnatados, caso a pessoa não seja intolerante à lactose. Combinar exercícios aeróbicos como caminhadas ao ar livre, esteira, bicicleta e natação, por exemplo, também ajudam na queima de calorias e na perda dos quilinhos extras adquiridos no período das festas de fim de ano e férias.

Alimentos como shakes substitutos de refeição também são fortes aliados para o período, já que são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, desenvolvidos especialmente para dar saciedade e garantir um emagrecimento saudável e eficaz. Combinados com uma dieta equilibrada, é possível perder até 4kg após duas semanas de consumo. “É importante se atentar aos shakes vendidos no mercado. Procure sempre aqueles que estejam dentro das normas da ANVISA, como os shakes desenvolvidos por Centros de Pesquisas. Um bom shake possui em sua composição proteínas, vitaminas, minerais, fibras e deve oferecer no mínimo 200 calorias por porção”, alerta.

Outros alimentos funcionais poderosos e que proporcionam hidratação e limpeza do organismo são os chás verde e de hibiscus, bebidas que possuem efeito termogênico (aceleram a queima de calorias) e que podem ser consumidas geladas durante esse verão de temperaturas recordes. “Além de ser uma ótima opção para qualquer hora do dia, esses chás possuem ação antioxidante, promovem a aceleração do metabolismo e ainda garantem muita disposição e energia”, acrescenta a PhD.

Os sucos desintoxicantes preparados com frutas e vegetais como couve, espinafre, salsa, gengibre, frutas diversas etc, são também excelentes opções para limpar o organismo, enxugar medidas e combater a famosa ressaca do dia seguinte. “A ressaca nada mais é do que uma leve intoxicação hepática, em que o fígado fica fragilizado ao tentar metabolizar uma grande quantidade de álcool ou gorduras, por exemplo. Para que haja uma melhora, é necessário deixar o fígado em repouso e hidratar o organismo para eliminar mais rapidamente as toxinas. Os sucos Detox podem ajudar, pois além de hidratar, reabastecem o corpo com nutrientes saudáveis e estimulam o fígado a excretar as substâncias indesejáveis” explica Andrea.

Durante o calor do Carnaval a principal dica é consumir muito líquido. Água, chás gelados, sucos detox, água de coco são os ideais. Se for consumir refrigerante opte pelos livres de açúcar e tome cuidado com os isotônicos em exagero, já que podem comprometer sua saúde por conter glicose e minerais em excesso. Para manter o pique, uma alimentação com um bom conteúdo de carboidratos (batata, arroz/pães integrais e massas com molho de tomate) é a mais indicada. “O importante é evitar alimentos gordurosos, consumir muitas frutas, hortaliças e outros alimentos leves (carnes magras, laticínios desnatados) e não ficar em jejum. Continue fracionando a alimentação em 4-5 refeições ao dia, sem ficar mais que 3-4 horas sem se alimentar”, recomenda a especialista.

Uma dica importante destacada por Andrea é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas com o estômago vazio. “O álcool em grande quantidade pode provocar a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, causando tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais”, diz. Para evitar a ressaca no dia seguinte alterne os drinks com água, nunca fique em jejum e reforce ainda mais o consumo de frutas, legumes e saladas.

Após os dias de folia, a especialista recomenda: “Se você exagerou e ficou na maior das ressacas, uma alimentação leve, desintoxicante, à base de muita água e sucos desintoxicantes pode ajudar a diminuir o mal-estar no dia seguinte. Consuma frutas, legumes, saladas, sopas leves e beba bastante líquido”. Uma dica final para quem exige praticidade e qualidade, é consumir os sucos e chás solúveis desintoxicantes, que fornecem as concentrações adequadas dos ingredientes ativos. Desenvolvidos com base em comprovações científicas, os produtos são grandes aliados da boa forma e do bem-estar.
 
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