SAIBA MAIS

Tire suas dúvidas sobre clareamento dos pelos

Dermatologista consultora da Netfarma dá dicas preciosas para chegar ao resultado desejado e sem riscos.
03/02/2015 | - Atualizado em 03/02/2015 - 18h13 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Tire suas dúvidas sobre o clareamento dos pelos
Tire suas dúvidas sobre o clareamento dos pelos
O verão chegou e, antes de ir à praia, muitas mulheres embarcam num verdadeiro ritual de beleza para não fazerem feio. O conhecido “banho de lua” é a saída prática e sem dor mais procurada por quem quer disfarçar os pelos dos braços, pernas e barriga. O processo é simples. De dez a vinte minutos em contato com o produto, os pelos já ficam descoloridos e dão um charme a mais à pele bronzeada.

Acontece que o clareamento não deve ser feito de qualquer maneira: “É preciso tomar alguns cuidados antes e depois de aplicar o descolorante, para que não haja irritação ou danos maiores à pele”, explica a dermatologista Flávia Martelli, consultora da Netfarma (http://www.netfarma.com.br). Nos salões ou clínicas de beleza, o clareamento pode durar mais de uma hora e inclui etapas como: impermeabilização da pele com um produto específico, aplicação da mistura de pó descolorante com água oxigenada, exfoliação e, por fim, hidratação do corpo. Em casa, também deve haver um passo a passo recomendado pela especialista.

1 – Proteja sua pele: Aplique parafina em creme, manteiga de carité ou cupuaçu, ou óleos de origem vegetal e concentrados, como o óleo de amêndoas puro ou de semente de uva para impermeabilizar a pele e proteger da ação do descolorante.

2 – É hora de descolorir: Misture a água oxigenada ao pó descolorante até adquirir uma textura cremosa e firme. Aplique o produto na pele usando luvas e um pincel. Deixe agir até clarear os pelos. “Atenção para os resultados minuto a minuto, se os pelos clarearem demais podem ficar quebradiços", alerta a dermoconsultora da Netfarma.

3 – Retire e hidrate: Retire o produto com água corrente e sabonete neutro. Se quiser, pode usar uma esponja macia para auxiliar. Com a pele limpa, finalize com um bom hidratante de sua preferência. A etapa de esfoliação não é aconselhada pela dermatologista: “A pele fica sensível e aumenta o risco de ocorrer irritação. Melhor só hidratar e repor a barreira de proteção da pele”.

4 – Pós-Clareamento: Você está pronta para curtir o verão, mas não se esqueça do filtro solar, pois a pele estará mais delicada.

Dica de Especialista
Se vai tomar o “banho de lua” pela primeira vez, faça um teste. Aplique o produto em uma pequena região do seu braço, deixe agir por cerca de dez minutos, retire e espere até o dia seguinte para ver se teve alguma reação alérgica.
Não coloque o clareador em áreas da pele recentemente depiladas, com qualquer tipo de lesão ou irritação.
Essa técnica também não é recomendada para gestantes, pois há risco de alergias e pode afetar o bebê.
O tempo de aplicação varia. Observe as recomendações da embalagem e fique atenta.
Ficar mais tempo do que o previsto com o produto pode causar queimaduras e irritação na pele.
Interrompa o processo em caso de vermelhidão ou coceira.
Sem Mitos
A pergunta mais frequente é se o clareamento aumenta a quantidade de pelos e acelera o crescimento. Isso não é verdade. “O que acontece é que quando a raiz do pelo cresce, a cor original fica mais evidente, o que dá a impressão de mais volume”, esclarece a dermatologista.