CARREIRA

3 atitudes que você não deve ter no ambiente de trabalho

É necessário ter cautela para não ter nenhuma conduta desrespeitosa
09/02/2015 | - Atualizado em 09/02/2015 - 20h10 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Invista na sua carreira e no bom relacionamento no ambiente de trabalho
Invista na sua carreira e no bom relacionamento no ambiente de trabalho
A relação entre funcionários e chefes pode ser considerada um assunto complicado no ambiente de trabalho, sobretudo para pessoas que temem irritar seus gestores contrariando-os. Embora seja produtivo chamar a atenção de seu superior para possíveis falhas no plano de ação ou propor outras soluções além daquela indicada por ele, é necessário ter cautela para não ter nenhuma conduta desrespeitosa.

Para que você não se indisponha com seu chefe ou até mesmo com seus colegas de trabalho, confira 3 atitudes que você deve evitar no trabalho:

1 – Falar mal de um colega de trabalho
Talvez você e um colega não tenham os mesmos métodos de trabalho ou então sejam tão diferentes que o relacionamento entre vocês é bastante difícil. Contudo, isto não pode ser motivo para você criticá-lo no escritório, sobretudo para o seu chefe, afinal suas queixas estão relacionadas a questões pessoais. A não ser que suas críticas sejam referentes a uma violação das políticas da empresa, compartilhe-as apenas com seus amigos e familiares num ambiente sem ligação alguma ao seu emprego.

2 – Esperar que um problema se resolva sozinho
Algumas pessoas têm receio de incomodar seus chefes quando percebem que há chances de algo dar errado e, por isso, ficam quietas enquanto o problema se desenvolve gradualmente. Agir desta maneira prejudica você, sua equipe e sua empresa, já que você passa a imagem de um profissional nada proativo que prefere contribuir para o desdobrar da questão do que de fato tentar resolvê-la. Por isso, se você se der conta de que pode existir um problema no projeto original, avise seu chefe e apresente uma maneira que poderia impedir que isto acontecesse.

3 – Mostrar-se inflexível
Nem sempre você conseguirá que as coisas sejam feitas do seu jeito. Por isso, fazer ameaças de demissão ou então simplesmente dizer que aquilo não pode ser feito são atitudes que ferem seu profissionalismo e contribuem para que seu relacionamento com seus demais colegas seja prejudicado. Se você não sabe como realizar esta atividade ou realmente acha que não será uma medida eficiente, não fique de braços cruzados: pesquise, experimente e procure pessoas que possam te dar alguma orientação para você se sentir mais confiante com relação esta nova responsabilidade.