VOLTA ÀS AULAS

Cinco cuidados para escolher o transporte escolar

O especialista Moacir Guirão Junior listou cinco cuidados para tomar antes de assinar o contrato
27/01/2015 | - Atualizado em 27/01/2015 - 13h55 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Istock
Uma das dicas é verificar a cor da placa do veículo
Uma das dicas é verificar a cor da placa do veículo
O uso do transporte escolar está cada vez mais comum, mas você sabe como escolher o transporte de maneira correta, para que não tenha problemas no decorrer do ano letivo? 
 
O especialista Moacir Guirão Junior listou cinco cuidados para você tomar antes de assinar o contrato. Anote:
 
1. Somente os transportadores escolares autorizados pelo município podem transportar alunos
 
Os transportadores que detêm autorização do município para transportar alunos são obrigados a apresentar documentos que atestem sua capacidade para trabalhar, como o curso de condução de escolares, atestado de antecedentes criminais e a certidão negativa de feitos criminais. 

2.Todos os transportadores devem ter auxiliares.

O auxiliar colabora muito com o trabalho do transportador. Com ele, o transportador não se ausenta do comando do veículo, deixando as demais atividades, como embarque e desembarque dos alunos, orientação e colocação de cintos de segurança, sob responsabilidade do assistente.

3. Os veículos devem estar em perfeitas condições de uso

Parece óbvio mas ainda há problemas nesse quesito. Quando os transportadores renovam os seus alvarás, eles são obrigados a passar por vistorias junto aos órgãos municipal e estadual de trânsito. Porém, os pais devem se certificar de que os veículos se encontram com os itens de segurança em dia, como cintos de segurança em todos os bancos, limitador nos vidros laterais e com as faixas indicativas: “ESCOLAR”.
 

4. Não aceite veículos leves para o transporte

O Transporte Escolar é considerado um tipo de transporte público e, por conta disso, deverá favorecer a coletividade como um todo. Assim, um veículo leve não poderá servir como meio para o Transporte Escolar regular. Somente é aceito os veículos do tipo Vans e Micro Onibus como regulares.

5- Certifique-se se o veículo possui placa vermelha

Somente os veículos tipo vans ou micro ônibus com placas vermelha estão autorizados a fazer esse tipo de transporte


 
Veja também