VIDA SAUDÁVEL

14 mitos e verdades sobre a prática da corrida

A cardiologista e médica do esporte, Silvana Vertematti, listou as dúvidas dos corredores
28/01/2015 | - Atualizado em 03/02/2015 - 17h31 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Correr é o esporte preferido de muita gente
Correr é o esporte preferido de muita gente
Saber quando fazer alongamento, como lidar com as dores musculares, a maneira correta de se agasalhar e a frequência do exercício são algumas das dúvidas que podem surgir para quem gosta de praticar corridas.
 
Pensando nisso, a cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti, listou 14 mitos e verdades sobre a prática desse esporte:

1) O alongamento tem de ser feito antes da corrida

Verdade. Depois do exercício, o alongamento pode aumentar as microlesões que se formam na musculatura, responsáveis pelas famosas dores do dia seguinte ao exercício físico.

2) Correr pode provocar problemas no joelho

Verdade. Fazer exercícios de impacto e alta intensidade com excesso de peso e realizá-los de forma inadequada podem ser causas de lesões.

3) Cãibra é resultado da falta de potássio

Verdade. Mas não só isso. Elas podem ser resultado do acúmulo de substâncias produzidas no metabolismo.

4)  Correr é melhor do que andar

Mentira. Devem-se avaliar as pessoas de forma individual. Para quem possui alguns problemas de saúde, a corrida tem que ser restrita.

5) É melhor correr na academia do que na rua

Mentira. É melhor correr onde a pessoa se sinta melhor e motivada. Não há regras.

6) Deve-se evitar falar durante a corrida

Verdade. Falar durante a corrida prejudica a respiração e a performance, além de tirar a atenção nos movimentos.

7) É melhor correr com desafios no percurso (subidas, descidas, etc.) do que em linha reta

Mentira. Depende do condicionamento e treinamento de cada um. Uma pessoa que não está preparada para desafios de percurso tem mais chance de lesões.

8) Correr em jejum ajuda a emagrecer

Mentira. Isso aumenta o risco de hipoglicemia e atrapalha o metabolismo, assim como a recuperação muscular. É proibido realizar exercícios em jejum.

9) Correr agasalhado ajuda a perder peso

Mentira. Correr agasalhado apenas desidrata. A perda de peso observada é, na verdade, perda de água, o que não é saudável.

10) Quando o corpo dói, é melhor parar de correr

Verdade. A dor pode ser sinal de que alguma coisa está errada.

11) Quem corre fica com bumbum e seios caídos

Mentira. Não há nenhuma relação entre as duas coisas.

12) Correr descalço é melhor do que correr com tênis

Mentira. Não há evidências sobre isso. A verdade é que correr sem tênis pode aumentar o risco de lesões no corpo.

13) Quando sentir dor, é melhor passar pomada na região afetada

Mentira. Esse não é um procedimento adequado. A pomada deve ser indicada por um médico após a avaliação da dor.
14) O ideal é correr 30 minutos por dia, todos os dias
 
Verdade. A indicação é correr de 30 a 40 minutos por dia.
 
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