CUIDE E DECORE

7 dicas para que suas plantas não sofram com o verão

Lírios e as orquídeas são opções mais resistentes ao calor
27/01/2015 | - Atualizado em 27/01/2015 - 12h47 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divugação
Saiba como aproveitar a estação para cuidar melhor das suas plantas e deixar sua casa linda
Saiba como aproveitar a estação para cuidar melhor das suas plantas e deixar sua casa linda


O verão chegou com tudo: altas temperaturas, dias abafados e as chuvas fortes são constantes. E assim como nós, as plantas também sofrem com essas alterações e precisam de atenção e cuidados diferenciados para se manterem saudáveis.

Uma das dicas na hora de escolher as flores para presentear é optar por espécies que resistam melhor a estação, como os lírios e as orquídeas. Luiz Torres, sócio-proprietário da floricultura 'Isabela Flores' ensina que o lírio precisa naturalmente de sol e pode suportar bem as altas temperaturas, sem precisar de tanta água. Já as orquídeas, muito delicadas, não devem ser mantidas sob sol direto nos dias de calor, o que pode danificar a planta; estas também não devem ser regadas tão frequentemente - manter a terra levemente úmida é o ideal, sem exagerar. Ambas são flores muito elegantes e trazem um toque de classe ao ambiente.

Você também poderá se interessar por:
- Aprenda a remover cravos do rosto sem agredir a pele

Confira algumas dicas simples, que podem aumentar a durabilidade das plantas da sua casa:

Regue bem
As plantas perdem mais líquido nos dias quentes, assim, o intervalo entre as regas precisa ser menor. Uma boa dica é regar pela manhã, ou ao fim do dia, para que a água seja melhor aproveitada pelas plantas. E pensando na crise hídrica, vale a pena reservar água da chuva para fazer isso. 

Chuvas de verão
Para as espécies que ficam em áreas externas, procure protegê-las caso as chuvas estejam excessivas ou torrenciais. Água demais provoca o apodrecimento das raízes das plantas cultivadas, quando for o caso, deixe seus vasos em áreas cobertas.

Use filtro solar
O filtro solar é para você, mas lembre-se que as plantas também precisam de cuidado com o sol. Com o sol forte, as folhas podem murchar ou ficar enrugadas. A posição ideal para o vaso é em um local em que ele receba luz direta apenas um período do dia, e se ainda assim ela estiver enfraquecendo, repense o posicionamento para que a iluminação direta dure por menos tempo. No caso das espécies de interior, leve-as para um terraço ou varanda, de uma forma que não fiquem totalmente expostas.

Ótima época para o replantio
Se tiver pensando em replantar uma muda, essa é a hora! As plantas precisam crescer e ter espaço para expandir suas raízes, neste caso, a água deve ser aumentada e os adubos usados em maior quantidade. Se a planta for recém-plantada, a dica também é válida.

As pragas também adoram o verão
O verão é propício para o aparecimento das pragas, parasitas e insetos. Fique atento e invista em uma pulverização preventiva uma vez por mês, com fungicidas e inseticidas. Dê preferência aos naturais.

Capriche no adubo
Com a tendência de chuvas constantes, as plantas absorvem mais facilmente os nutrientes do solo e usam todo o potencial dos adubos aplicados, por isso, capriche na aplicação, o aproveitamento será intenso.

Não esqueça do básico
Esta regra é geral, corte as flores e folhas que estiverem secas, murchas ou amareladas para favorecer o crescimento das plantas. Assim, você libera espaço para que as folhas saudáveis se desenvolvam.

O verão é uma das épocas em que as plantas ficam mais bonitas, floridas e exuberantes. Aproveite para decorar sua casa com flores coloridas e deixe os ambientes mais acolhedores, alegres e cheios de vida!” recomenda Torres.
 
Veja também