APLICATIVO

10 Truques para usar o WhatsApp de forma eficiente

O aplicativo mais popular do mundo possui 'sacadas' que facilitam sua utilização
16/01/2015 | - Atualizado em 25/01/2015 - 09h27 Fernanda Bugallo
fernanda.bugallo@rac.com.br
Foto: Reprodução
10 Truques para usar o WhatsApp
10 Truques para usar o WhatsApp
Febre entre jovens, adultos, crianças e até mesmo idosos, o aplicativo de celular "WhatsApp" conquistou 700 milhões de usuários no mundo. 
 
Hoje em dia ele pode ser considerado o aplicativo mais "pop" e de fácil utilização para bater-papo com amigos de forma instantânea, enviar mensagens de voz, compartilhar vídeos, informações ou até mesmo tirinhas de humor para deixar o dia a dia mais divertido. 

E como toda tecnologia, o WhatsApp também é cheio de truquinhos básicos que, quando você souber, pode melhorar sua experiência no manuseio do sistema. O site da BBC na internet listou 10 truques para saber usar melhor o aplicativo. Vamos lá?

1. Evite que saibam que você leu uma mensagem

Em novembro do ano passado, o WhatsApp lançou uma nova função em que quando sua mensagem é entregue para seu colega existe um tipo de sinalização e quando é lida essa sinalização fica na cor azul.
 
E como qualquer mudança, muitos usuários não ficaram satisfeitos e as redes sociais viraram o "Muro das Lamentações" de muitos internautas.
 
No entanto, existe uma forma de desabilitar e, para quem tem sistema android fica muito mais fácil: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".

Já no iPhone, primeiro é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store.

Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler by BigBoss", que permite desativar a notificação de leitura. Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.
 
2. Envie arquivos em outros formatos

Já pensou em enviar documentos do word e PDF? Sim é possível! O WhatsApp Não só permite enviar fotos, áudio e vídeo, mas também arquivos de textos como citamos.

Para isso, basta usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone.

3. Bloqueie seu WhatsApp

Mesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns. Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.

4. Veja notificações pelo computador

Sim, é possível verificar todas as notificações do seu aplicativo no computador. Para isso, você precisa instalar o "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android. Vale lembrar que, normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.

5. Instale o WhatsApp em seu tablet com Android

Na tecnologia sempre há uma saída e quase nada é impossível de ser feito. Para ter o aplicativo no seu tablet, é preciso baixar a última versão do WhatsApp, no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo para computadores.

Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet. No AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp.

Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under phone calls". Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números.

6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vez
O WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez. Para evitar que isso seja informado, vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último.

Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém.

Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.

7. Recupere conversas que foram apagadas
Você pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu. Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memoria.
 
Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens.

Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.

8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamente

Vá em  Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia.

Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

9. Veja suas estatísticas no WhatsApp
O programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas, sabendo disso poderá te ajudar a economizar seu pacote de dados.

Para isso,vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.

10. Oculte uma imagem sobre outra
Sim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma. Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário por ver a outra.

"Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.