RECUPERAÇÃO

Dieta Detox ameniza excesso das festas de fim de ano

Saiba quais são os chás e sucos indicados e como usá-los depois do exagero
06/01/2015 | - Atualizado em 06/01/2015 - 20h17 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Alimentos antioxidantes e detoxificantes ajudam no reequilíbrio do organismo
Alimentos antioxidantes e detoxificantes ajudam no reequilíbrio do organismo
No fim do ano, as dietas são substituídas por comemorações com comidas e bebidas nem sempre saudáveis e com baixas calorias. Com o exagero na quantidade e na falta de qualidade destes alimentos, o corpo logo sofre as consequências. Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso. A boa notícia é que alguns alimentos funcionais ajudam na desintoxicação e recuperação do organismo.

Para ter apenas boas lembranças das comemorações e esquecer o mal-estar, a PhD em nutrição pela USP, Andrea Frias, dá algumas orientações. “Sucos preparados com vegetais e frutas como a couve, cenoura, espinafre, salsa, laranja, maçã, frutas vermelhas, etc, são ricos em fibras e substâncias com ação antioxidante e detoxificante, e ajudam a eliminar toxinas e enxugar medidas. O chá verde e o chá de hibiscus também podem ajudar, já que possuem ação diurética e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo ”.
 
Além disso, a especialista recomenda nesse período uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. “O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde”, esclarece. Com a nova dieta, em poucos dias o organismo já se restabelece.
 
Veja também




TAGS | detox