NOVOS HÁBITOS

8 dicas saudáveis e simples para implementar neste ano

Especialista em medicina preventiva e longevidade usa medicina Ayurvédica para dar informações importantes sobre saúde em 2015
06/01/2015 | - Atualizado em 06/01/2015 - 10h17 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divugalção
Meditação pode ser a chave para o equilíbrio corpo e mente
Meditação pode ser a chave para o equilíbrio corpo e mente


Toda vez que quer falar sobre algo simples, mas que seja muito saudável e que realmente funcione, Dr Fábio Cardoso - médico do esporte, especialista em Medicina Preventiva e longevidade, não pensa 2 vezes em “passar os olhos” na Medicina Ayurvédica.

A Ayurveda, a ciência da vida, é um conjunto de conhecimentos e práticas muito antigas, proveniente da Índia, e é utilizada tanto para o tratamento de doenças como também no processo de preveni-las.

Você também poder se interessar por:

Para Dr. Fábio Cardoso, este estilo de vida ayurvédico têm sido respaldado e validado por pesquisas médicas atuais, trazendo saúde e felicidade para o indivíduo e sociedade.

O Ano Novo cria em todos um entusiasmo que nos ajuda a tentar trocar hábitos não muito saudáveis por outros melhores, mas às vezes nos falta praticidade em nossos planos.

Por isso Dr. Fábio fala aqui de 08 passos simples, mas muito importantes na Ayurveda, que advoga um regime diário para uma vida saudável. São princípios relacionados com as estações do ano, alimentação e práticas pessoais, que geram benefícios físicos e psicológicos, e o melhor, adaptados para o nosso mundo moderno.

1. Beba água!
A Medicina Ayurvédica recomenda beber pelo menos 3 litros de água ao dia, dependendo da estação do ano. Vamos modernizar: 35-40ml/kg/dia. Os motivos são muitos, mas aqui vamos enfatizar um bem importante: Somos quase 70% água, e estar bem hidratado melhora nossa capacidade de funcionar como organismo, além de auxiliar no processo de remoção de toxinas (tão presentes hoje em qualquer coisa – ar, alimentos, líquidos, entre outros).
 
2. Inclua proteínas em sua dieta.
Principalmente as mulheres têm uma tendência a ingerir pouca proteína é um dos macronutrientes mais negligenciado e que devemos dar muita atenção. As fontes podem ser várias, animais e vegetais e fazer o rodízio e ter variedade funciona muito bem para o nosso organismo.
 
3. Coma nos horários certos.
A Ayurveda recomenda um esquema de horários para se alimentar. Procure respeitá-lo. Pular o desjejum, almoço ou jantar leva na visão Ayurvédica, a um desarranjo digestivo e metabólico, e abre as portas quando acontece muitas vezes (mesmo se alimentando de forma saudável) para obesidade, hipertensão, diabetes entre outras.
 
4. De olho na sua comida!
Preste atenção no que você come. Parece besteira, mas este hábito simples aumenta sua digestão e metabolismo (não vire um zumbi mastigando comida que você nem saboreia vendo tv por exemplo). Nunca coma quando você está com pressa, especialmente quando você está trabalhando, dirigindo, etc. Você verá que esse detalhe é muito importante e parar para comer irá tornar seu dia a dia até mais produtivo.

5. Coma 1 fruta por dia.
Adicione 1 fruta da estação (de preferência produzida na tua região, óbvio que in natura idealmente). Suco pode, claro, mas a fruta in natura ganha de longe em vantagens. Muito importante varie. Não vale comer a mesma fruta todos os dias. Pelo menos a cada 3-4 dias têm que variar ok? Não sabe que fruta está na estação? Pergunte que a turma da quitanda irá te explicar. Melhor ainda: vire amigo deles. As dicas incríveis.

6. Aplique óleo corporal antes do banho:
Para a Ayurveda, uma das formas mais efetivas para detoxificar é massagear-se com óleo antes de tomar banho 1 vez por semana. Este hábito aumenta o fluxo circulatório na pele e sim pode desacelerar o processo de envelhecimento cutâneo. E é uma delícia de se fazer.

7. Detoxificação:
Detoxificações regulares ao fim de cada uma das 4 estações do ano (verão, outono, inverno e primavera), pelo menos. Hoje temos muitas formas de realizar, e vários protocolos alimentares podem ser utilizados. Pergunta ao nutricionista, que este profissional é fera par ate orientar neste processo!

8. Dez minutos de meditação por dia:
Pode começar respirando fundo e prestando atenção no seu ciclo respiratório. Mas para um processo mais efetivo, a Ayurveda recomenda uma orientação profissional para adequar à você uma forma yoga, ou outra técnica de meditação. Este é sim um exercício que deveria ser diário se estamos falando de um estilo de vida saudável. Para o Dr, meditação deveria ser matéria escolar.