CAMPINAS
Sinfônica encerra temporada com duas apresentações
Orquestra apresenta um concerto especial de Natal e outro na Igreja São José, na Vila Industrial
16/12/2014 | - Atualizado em 16/12/2014 - 20h46 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Dominique Torquato/ AAN.
Victor Hugo Toro é o maestro titular da Orquestra
Victor Hugo Toro é o maestro titular da Orquestra
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas termina o ano com duas apresentações este fim de semana, com a regência do maestro titular Victor Hugo Toro. No sábado (20), o concerto é na Igreja São José, na Vila Industrial, às 19h. Já no domingo (21), a Concha Acústica do Taquaral recebe uma apresentação natalina especial. As duas apresentações tem entradas gratuitas.

O concerto de Natal presenteia a cidade com a execução de obras que vão empolgar o público e tem a participação da soprano chilena Madalene Vasques, acompanhada pelo coro Meninos Cantores de Campinas. 
 
"O programa é um presente antecipado aos campineiros e visitantes, porque traz músicas natalinas conhecidas do grande público e que fazem parte do imaginário popular", comenta o maestro Toro.

O programa tem na abertura ''La Belle Helene'', do alemão Jacques Offenbach; segue com a aria de Romeu e Julieta, "Je veux vivre" do francês Charles Gounod, o "Vergnuegungszug, polka op.281", "Tritsch – Tratsch – Polka, op.214" e "Feuerfest, Polka, op. 269", de Johann Strauss; e "Il bacio" do italiano Luigi Arditi.

Uma missa 40 anos depois

A apresentação de sábado será a missa "Da Nova e Eterna Aliança", obra original composta pelo campineiro Raul do Valle, em 1974. Na época a peça foi encomendada pela Prefeitura de Campinas para as comemorações do bicentenário da cidade. Estreou no dia 14 de julho daquele ano, na Catedral Metropolitana de Campinas, na versão original, para solistas, coro misto, órgão e percussão, sob regência do maestro Benito Juarez.

Mais de quatro décadas depois, a obra, em versão orquestral, revista e ampliada pelo autor, será reapresentada. O público irá ouvir "Senhor, tende piedade de nós!", "Glória", "Santo, Santo, Santo", "Cordeiro de Deus" e "Amém". O concerto terá a participação do coral Minaz, de Ribeirão Preto, e regência de Gisele Ganade.

Serviço

Concerto na Igreja
Data: sábado, 20 de dezembro
Horário: 19h
Local: Igreja São José Vila -  Rua 24 de maio, 477, Vila Industrial - Campinas, SP
Entrada: gratuita

Concerto de Natal na Concha Acústica
Data: domingo, 21 de dezembro
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Taquaral "Auditório Beethoven" - Av. Heitor Penteado, s/n, Parque Portugal (Lagoa Taquaral) - Campinas, SP
Entrada: gratuita