SAÚDE INFANTIL

Descubra 8 mentiras sobre obesidade infantil

Confira alguns mitos e verdades
26/12/2014 | - Atualizado em 26/12/2014 - 08h52 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Com as frutas e verduras mais coloridas à sua disposição, deixe a sua criança interior falar mais alto e crie os personagens mais variados para sua mesa
Com as frutas e verduras mais coloridas à sua disposição, deixe a sua criança interior falar mais alto e crie os personagens mais variados para sua mesa
Obesidade infantil é um dos maiores problemas nutricionais do Brasil. Sendo assim, é natural que muitas ideias equivocadas sejam divulgadas e que haja ambiguidade no entendimento de algumas questões.

Crescer emagrece? se fosse verdade, ao final da adolescência todas as crianças obesas teriam crescido e emagrecido.O perigo de uma criança ser obesa é tornar-se um adulto obeso: na verdade o perigo já está na própria infância, com aumento da pressão arterial do colesterol e até com o aparecimento de diabetes.

A culpa é da Avó (ou da escola, da babá etc)? não é o caso de achar culpados, mas de definir responsabilidades e a verdade é que os pais são os principais responsáveis pelos seus filhos.

Vitamina engorda? vitaminas, quando receitadas por médicos, são nutrientes ingeridos em tão pequena quantidade, que jamais engordariam alguém.

Criança obesa é preguiçosa? na verdade, para a criança obesa, às vezes é muito difícil realizar certas atividades, como correr ou saltar, deixando a impressão de que são preguiçosas.

Emagrecer é perder peso? emagrecer é perder gordura… às vezes a criança ganha peso porque cresceu ou porque está fazendo mais exercícios e aumentando sua massa muscular.

Fruta não engorda? praticamente todos os alimentos engordam… tudo depende da quantidade que se come… frutas, por exemplo, apesar de serem ótimos alimentos, são ricas em açúcar e, se ingeridas em excesso, ajudam a engordar.

Quem emagrece depois engorda novamente? uma criança come demais e não se exercita. Depois muda seu estilo de vida e emagrece, mas depois volta a ser sedentária e a comer em excesso. Com certeza vai engordar novamente.

Para emagrecer é preciso retirar doces, lanches, frituras, refrigerante etc? para emagrecer pode-se comer de tudo, basta saber controlar quantidade e freqüência.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida – Médico Nutrólogo e Diretor da Associação Brasileira de Nutrologia
 
Veja também