GINÁSTICA NO TRABALHO

Como a ginástica laboral pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho

O simples hábito de alongar-se pode fazer diferença, aprenda a fazer exercícios enquanto realiza tarefas profissionais
17/12/2014 | - Atualizado em 17/12/2014 - 18h41 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Como a ginástica laboral pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho
Como a ginástica laboral pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho
A rotina da maioria da população brasileira é acordar cedo, em alguns casos, pegar transporte público e trabalhar o dia todo. Algumas profissões deixam as pessoas com dores e indispostas no dia seguinte, fato que, repetido várias vezes, pode acarretar em afastamento do serviço ou perda de produtividade, o que não é a vontade de nenhum trabalhador e, muito menos, dos empregadores.

Para evitar problemas de saúde, principalmente dores nas costas, e faltas no trabalho, a ginástica laboral surge como uma eficiente alternativa, pois “prepara” todo e qualquer trabalhador para mais uma jornada de trabalho.

Segundo a fisioterapeuta Dra. Juliana Feraresso, especialista neste assunto, ginástica laboral é o conjunto de exercícios realizados no local de trabalho e direcionados para as diferentes atividades profissionais. Estes exercícios acontecem durante o expediente e atuam de forma preventiva e terapêutica com o objetivo de manter as pessoas mais saudáveis.

A ginástica laboral consiste em movimentos simples para o aquecimento de músculos e esqueleto, alongamentos e relaxamento do corpo que, além de aumentarem a produtividade e a qualidade do trabalho, reduzem custos de assistência médica e trazem maior proteção legal à empresa contra possíveis processos de empregados. Além disso, contribui para a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade.

Já para os funcionários, entre os benefícios estão, o aumento da autoestima, reforço da musculatura e flexibilidade das articulações, como a redução do estresse, aumentando a capacidade de concentração e o ânimo para o trabalho.
 
Veja também