EVITE DANOS

Quedas de energia: Saiba como evitar que seu aparelho eletrônico queime

Medidas simples e equipamento específico podem ser a solução em dias de chuva e consequentes quedas de energia
10/12/2014 | - Atualizado em 10/12/2014 - 15h05 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugalção
As descargas atmosféricas, comos raios,  apresentam um alto poder destrutivo, dada a corrente do raio (2 a 200 quiloàmperes)
As descargas atmosféricas, comos raios, apresentam um alto poder destrutivo, dada a corrente do raio (2 a 200 quiloàmperes)
 

Em dias de crise hídrica, difícil saber o momento que a tão esperada chuva está por vir. Mas quando ela vem... traz consigo raios e trovões! O que significa sair pela casa tirando tudo da tomada no mesmo minuto! Mas e quando se está trabalhando e a queda de energia resultasse na perda de todo o seu trabalho? Pois saiba que com apenas duas medidas simples de prevenção, você evita danos a seus produtos eletrônicos e eletrodomésticos e, naquelas situações irreversíveis, ameniza os prejuízos! Além, é claro, de te proporcionar mais calma e tranquilidade. Olha Só:

Foto: Dreamstime.
A opção mais segura é retirar os aparelhos da tomada
A opção mais segura é retirar os aparelhos da tomada
Aparelhos eletrônicos (como televisões, computadores, consoles de vídeo game), gadgets (tablets e ipads) e eletrodomésticos (como a geladeira e o freezer) podem queimar devido à sobrecarga de energia! No caso das TVs, de ipads ou celulares com o conector de carregamento e até mesmo a geladeira e freezer, a primeira medida a se pensar é desconectar tudo da tomada. Digamos que esta é a medida que mais se enquadra nesta situação. O excesso de carga que o aparelho sofre brutalmente quando a energia cai e volta, é extremamente perigoso por conta da voltagem e podem resultar na queima do seu aparelho. Portanto, dica número 1 e infalível: Tire da tomada!

Mas e quando o uso do computador, ou mesmo da TV, se faz se extrema importância naquele momento e não pode ser adiado? Neste caso, o uso de um nobreak é de extrema importância para evitar a sobrecarga de energia. Como o próprio nome sugere, nobreak (em tradução para o português seria algo como 'sem pausa') nada mais é do que um aparelho  é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de blecautes.
 
Foto: Divugalção.
No Break APC Back-UPS 400va Mono-115 - BZ400-BR, que permite fácil entendimento do status do equipamento e da rede elétrica
No Break APC Back-UPS 400va Mono-115 - BZ400-BR, que permite fácil entendimento do status do equipamento e da rede elétrica
Ele é um equipamento fundamental em empresas e, atualmente, se consolida como a principal alternativa para residências, já que proporciona duas principais funções:

1: O backup de energia

A salvação para aquele caso do 'trabalho no computador', da 'finalização do TCC', ou mesmo da transferência de pen drive que está quase sendo finalizada. Seja como for, o nobreak funciona como uma reserva de energia em caso de necessidades. Ele proporciona um tempo de autonomia para que tarefas sejam concluídas ou que ações sejam tomadas caso o tempo de interrupção de energia elétrica da concessionária seja maior do que o período suportado pela bateria do nobreak.

2: Proteção de energia

Outra função do nobreak, não menos importante, é “limpar” a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Mas engana-se quem pensa que estes dispositivos são usados apenas para computadores. Eles também se aplicam a servidores e outros aparelhos cuja interrupção pode acarretar prejuízos importantes. Também pode ser usados em outros equipamentos ligados à rede elétrica, como eletrodomésticos, TVs e videogames. Ou seja: nada de interromper aquele filminho, na parte final, em pleno domingo!

No mercado, há algumas opções de Nobreaks. Selecionamos uma sugestão para você, clique aqui.