SAÚDE

Dieta do glúten não é opção saudável para reduzir medidas

Médico nutrólogo explica vantagens e desvantagens de retirar a proteína da alimentação e quem deve aderir à dieta
01/12/2014 | - Atualizado em 01/12/2014 - 17h44 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Dreamstime
Existem desvantagens desta dieta para as pessoas que não possuem intolerância
Existem desvantagens desta dieta para as pessoas que não possuem intolerância
A dieta do glúten ainda é adotada por muitas pessoas que buscam resultados rápidos na perda de peso e medidas. Nem sempre cortar o glúten, presente em diversos alimentos do cardápio, no entanto, é a melhor solução para emagrecer de forma saudável e definitiva. A proteína é encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, cevada e aveia, e está presente em todos os alimentos produzidos com essas matérias-primas, entre eles pães, massas, bolos, bolachas, cereais e, até mesmo, cervejas.

Segundo o médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Dr. Fernando Chueire, só existem vantagens em eliminar o glúten se a pessoa possuir doença celíaca. “A dieta deve ser prescrita para aqueles que apresentam intolerância à proteína depois de um diagnóstico médico. Os pacientes que têm essa doença apresentam melhoras nos sintomas relacionados ao aparelho gastro intestinal”, explica.

Por outro lado, existem desvantagens desta dieta para as pessoas que não possuem intolerância, com prejuízos diretos ao organismo. “Parar de consumir todos os alimentos derivados de trigo, cevada, centeio e aveia torna a alimentação muito monótona pela restrição das opções que são frequentemente utilizadas no cotidiano”, afirma o especialista. Sem um acompanhamento médico, as pessoas podem deixar de consumir nutrientes essenciais para manter a saúde equilibrada.

A rápida perda de peso e das medidas nem sempre está diretamente ligada à retirada da proteína e sim à redução do consumo diário das calorias. Como a maioria dos alimentos derivados do glúten trazem carboidratos com alto valor calórico, a exclusão apenas faz com que o ganho das calorias seja menor. A perda de peso que pode ocorrer nas pessoas que retiram o glúten da alimentação, se deve ao fato de que, com isso, elas passam a ingerir diariamente uma menor quantidade de calorias diárias.

Depois de perder os quilos indesejados, algumas inserem o glúten novamente à dieta, e isso pode, novamente, influenciar o ganho de peso. “Se eliminar o consumo de glúten, com restrição na ingestão dessas calorias especificamente, após o término da dieta, a pessoa pode ganhar peso em tempo indeterminado”, pontua. O mais indicado para quem quer perder eliminar os quilos indesejados, é manter uma dieta saudável, equilibrada, sem restrições e com acompanhamento profissional.
 
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