BEM-ESTAR

Estudo mostra que o excesso de estresse prejudica a memória

Pesquisadores norte-americanos comprovaram que o estresse prejudica a memória de curto-prazo conforme envelhecemos
23/12/2014 | - Atualizado em 23/12/2014 - 10h14 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Mais do que simplesmente odiar o seu trabalho, identifique os motivos que o levam a isso
Mais do que simplesmente odiar o seu trabalho, identifique os motivos que o levam a isso
Mais do que prejudicar o seu humor, o estresse causa danos a sua memória: um estudo recente feito pela Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, comprovou que o nível elevado do cortisol, hormônio característico do estresse, ocasiona perdas de memória conforme o individuo envelhece.

O estudo foi publicado recentemente no Journal of Neuroscience, uma publicação semanal da Sociedade da Neurociência norte-americana. Nele, os cientistas associam a perda de memória à presença do cortisol no córtex pré-frontal do cérebro, região responsável pela nossa memória de curto-prazo. Assim, conforme envelhecemos, a longa exposição ao cortisol danifica cada vez mais esse tipo de memória.

Para comprovar essa hipótese, foram feitos experimentos com ratos de laboratório que foram separados de acordo com a sua idade e nível de corticosterona, hormônio equivalente ao cortisol. Eles foram colocados em uma gaiola em formato de T e tinham que se lembrar do caminho que percorreram. O resultado? Os ratos mais velhos e com maior concentração de corticosterona apresentaram apenas 58% de acerto, enquanto os com a mesma idade e menores níveis do hormônio chegaram aos 80%.

Assustou-se com os efeitos do estresse no seu organismo? Fique calmo, nem tudo está perdido: os cientistas também provaram que pessoas com níveis altos de cortisol no organismo ocasionados por traumas ou depressões, por exemplo, podem se submeter a tratamentos e, assim, evitar ou diminuir os efeitos do hormônio na memória.

Portanto, se você costuma se estressar por qualquer coisa e viver sob tensão, desacelere. Isso fará bem não só para a sua saúde imediata, mas também para o seu futuro.
 
Veja também