GRADUAÇÃO

Aumenta o percentual de cursos superiores com avaliação satisfatória

Conceito preliminar de curso (CPC) foi positivo em 88,36% dos cursos avaliados em 2013
19/12/2014 | - Atualizado em 19/12/2014 - 20h53 Agência Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Élcio Alves/AAN
Conceito leva em conta diversos fatores para avaliar as instituições
Conceito leva em conta diversos fatores para avaliar as instituições
O percentual de cursos de ensino superior com desempenho satisfatório cresceu no ano passado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2013, 88,36% obtiveram desempenho satisfatório no conceito preliminar de curso (CPC). Na última avaliação, feita em 2010, o percentual foi 79,22%. 

No total, foram avaliados 4.529 cursos das áreas de saúde, ciências agrárias, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Como o conceito é calculado a cada três anos, a última avaliação feita ao mesmo grupo, e que serve de base de comparação, é a de 2010.

O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

O percentual de cursos com avaliação 4 e 5 também aumentou. Com conceito máximo, o percentual passou de 2,03% para 2,64%. Com conceito 4, ele passou de 23,28% para 34,45%. "Tivemos uma melhoria, vamos continuar nessa linha", disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

Entre os cursos que tiveram avaliações 4 ou 5, a maioria é ofertada por instituições públicas. "As públicas tradicionalmente têm desempenho superior pelo investimento em pesquisa e em pós-graduação, embora tenhamos também instituições privadas que estão fazendo esses investimentos. Estamos mirando estimular as privadas para que melhorem as propostas", acrescentou Paim.

O CPC é composto pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que responde por 55% do conceito, pelo corpo docente, que corresponde a 30% e por questionário aplicado aos estudantes sobre as condições do processo formativo, que representam 15%. Os cursos mal avaliados passam por medidas de regulação e supervisão.
 
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