DE GRAÇA
Ivan Lins é atração no aniversário da Sinfônica no Taquaral
Programa da orquestra será o mesmo da primeira apresentação em 1929
11/11/2014 | - Atualizado em 12/11/2014 - 20h10 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação.
Ivan Lins faz show logo após apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas
Ivan Lins faz show logo após apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas
 
Obras do primeiro concerto da história da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), que completa 85 anos, serão apresentadas neste domingo, 16 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Taquaral, e terá a participação especial do cantor Ivan Lins. O programa, que traz peças de Carlos Gomes, Wagner, Rubinstein, Mascagni e Weber, será tocado na íntegra, como na estreia, em novembro de 1929. Em seguida, Ivan Lins canta os maiores sucessos da carreira.  A apresentação é gratuita.
 
A Sinfônica, regida pleo maestro titular Victor Hugo Toro, vai acompanhar o solo de Ivan Lins. O músico e compositor é o mais gravado internacionalmente e tem diveras turnês e projetos fora do Brasil Já chegou a ter cinco projetos fonográficos lançados simultaneamente no mundo todo. Em 2012, lançou um álbum de inéditas no Brasil, "Amorágio", título inspirado em um poema de Salgado Maranhão.
 
Primeiro concerto em 1929
 
Documentos entregue à Prefeitura em outubro deste ano comprovam que a Sinfônica de Campinas é uma das mais antigas do País, ou até mesmo a mais antiga. Um maço de folhas com atas da época trazem a criação da Associação Sinfônica Campineira, datada de 6 de outubro de 1929. O primeiro concerto foi apresentado no dia 15 de novembro de 1929.
 
"Quando descobrimos esses documentos decidimos celebrar o primeiro concerto reproduzindo o repertório da estreia nessa apresentação", afirma o diretor da Sinfônica de Campinas, Rodrigo Morte.

Os originais foram entregues ao Centro de Memória da Unicamp (CMU) para serem restaurados. A Sinfônica ficou com cópias digitalizadas. Além de atas, há cartas de correspondência entre maestros, recibos de empréstimos de instrumentos, cartas de programas, notas de anúncio publicitário em jornais, salários dos maestros e músicos, entre outros.
 
Serviço
Concerto em comemoração aos 85 anos da Sinfônica e Ivan Lins
Data: domingo, 16 de novembro
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Taquaral "Auditório Beethoven"– Av. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral - Campinas, SP
Entrada: gratuita
 
Veja também