DESENHO ANIMADO
Valinhos promove Festival de Cinema de Animação
Vencedor da mostra será exibido em Festival de Animação de Lisboa
06/11/2014 | - Atualizado em 06/11/2014 - 21h03 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação/Prefeitura de Valinhos.
Animações foram produzidas em oficinas dentro de 13 escolas municipais
Animações foram produzidas em oficinas dentro de 13 escolas municipais
A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, promoverá na próxima sexta-feira (14), o 1º Festival de Cinema de Animação Estudantil do município. Serão exibidos 13 desenhos animados produzidos por alunos da rede municipal de ensino, a partir das 18h30, no auditório da Câmara Municipal. A entrada é gratuita.
 
Os filmes produzidos pelos alunos durantes as Oficinas de Cinema de Animação têm como tema central ‘Brasil e Portugal’ e duração de um a dois minutos. Durante o Festival será apresentado um making of das oficinas nas escolas.
 
Os curtas foram pensados e produzidos em Oficinas de Cinema de Animação realizadas no período de agosto a outubro em 13 escolas municipais com a participação de 200 alunos do 7º ao 9º ano. Cada Oficina, com uma média de 15 alunos participantes, teve duração de três dias e um total de nove horas.
 
A Câmara de Valinhos fica na rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luíz,

Premiação

O desenho animado campeão do 1º Festival de Cinema de Animação Estudantil de Valinhos/2014 será exibido na 13ª edição do Festival de Animação de Lisboa ‘Monstra’, em 2015. Além da exibição do filme, a experiência pedagógica com os alunos será apresentada no Encontro Internacional de Oficinas e Professores de Animação, que ocorrerá durante a ‘Monstra’. 
 
“Os desenhos estão muito bonitos, com ótima qualidade e trazem abordagens diversas sobre a temática ‘Brasil e Portugal’, desde música, língua, literatura”, contou o diretor do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas, Maurício Squarizi,
 
O diretor destacou ainda que essa qualidade nos trabalhos foi facilitada pela equipe de professores, que selecionou muito bem os alunos e contribuiu na elaboração prévia dos roteiros. “Isso contribuiu para que a produção deslanchasse mais tranquilamente contribuindo para uma melhor qualidade do filme”, completou.
 
Veja também