ODONTOLOGIA

Teste genético para periodontite é premiado

Avaliação pode ajudar qual o grau da inflamação do paciente
07/11/2014 | - Atualizado em 07/11/2014 - 20h03 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
A relação entre genética e periodontite foi o foco do encontro anual da Associação Dentária Americana, (American Dental Association), que foi realizado de 9 a 14 de outubro. Como parte do programa a Interleukin Genetics, uma empresa americana que desenvolve e distribui uma linha de testes genéticos, apresentou sua mais recente pesquisa em testes genéticos com o PerioPredictm, um teste genético de suscetibilidade à periodontite.

Durante o encontro em San Antonio o CEO da Interleukin Genetics, Kenneth S. Komman apresentou o tópico de testes genéticos como parte da estratificação de riscos. Entre outros aspectos, ele falou sobre as descobertas de um estudo que foi publicado no Journal of Dental Research no ano passado, que dá direcionamento para a prevenção de periodontite e a importância de uma abordagem personalizada que inclui a genética.

“O conceito de medicina personalizada não é novo mas as ferramentas atuais, especialmente em genoma, agora nos permitem identificar e estratificar pacientes com maior precisão. Este estudo abre novas portas para a odontologia em termos de otimizar o tratamento dos pacientes e antecipar a identificação e prevenção de periodontite severa naqueles com maior risco.” disse Kornman.

PeriodPredict é um teste rápido e indolor que pode ser realizado por dentistas durante rotinas de exames ou limpeza. Ele mede variações nos genes para interleucinas-1, um facilitador-chave de inflamações, e identifica indivíduos mais suscetíveis a periodontite moderada ou severa.