BEM-ESTAR

Cuidados para treinar sem excessos e conquistar o corpo perfeito para o verão

Praticar atividades físicas traz muitos benefícios, mas o excesso de treino pode causar problemas
24/11/2014 | - Atualizado em 24/11/2014 - 14h05 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
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É preciso ter alguns cuidados para alcançar os resultados desejados
É preciso ter alguns cuidados para alcançar os resultados desejados
Com o Verão se aproximando, as academias são invadidas por pessoas que buscam resultados rápidos para exibir um corpo bonito nos dias mais quentes. E para conseguir o resultado “ideal” em poucos meses, muitos acabam se expondo a uma rotina pesada de exercícios. Mas segundo o consultor técnico de uma academia só para mulheres, Paulo Amaral, o excesso de exercícios, além de não ajudar a atingir os objetivos mais rápidos, pode causar sérias lesões no corpo.
 
“Toda atividade física não planejada pode se transformar em um risco para a saúde, prejudicando a musculatura, articulações e o sistema cardiovascular. O acompanhamento de um profissional é muito importante para que o aluno não tenha seu desempenho prejudicado, afirma Amaral.
 
Segundo o especialista, antes de mais nada, a pessoa precisa de liberação médica para iniciar uma rotina de atividades. “As pessoas não podem confundir dedicação com excesso. Se dedicar à atividade é importante, mas para tudo é preciso equilíbrio. Uma lesão ocasionada por excessos, por exemplo, pode levar a interrupção do treino por semanas ou até meses, o que seria muito frustrante.”

De acordo com o Paulo, as lesões costumam acontecer em dois momentos: quando se inicia uma rotina de treinos (seja por atividades mal realizadas ou pela nova carga de exercícios que o corpo está recebendo) e quando não há pausas entre uma aula e outra para descanso e recuperação.
 
Confira as dicas do especialista

Descanse entre um treino e outro: para evitar lesões é necessário controlar a carga de treino. Quanto maior a intensidade, maior é o tempo de descanso. Praticar atividades físicas faz bem para saúde, mas o corpo precisa descansar. O excesso de exercícios pode causar fraturas, dores musculares e cansaço extremo.

Se alimente bem: é muito comum ver pessoas restringindo as calorias ingeridas ao praticar atividades físicas. A falta de calorias no corpo faz com que a pessoas fiquem desnutridas, percam massa muscular e tenham contusões por falta de nutrientes responsáveis pela recuperação dos músculos, ligamentos e ossos.

Insônia: frequentadores assíduos de academia e que sofrem insônia devem ficar atentos, pois isso pode ser um sinal de que o corpo precisa descansar. O excesso de exercícios físicos acelera o corpo e a mente resultando na falta de sono, o que pode ocasionar grande irritabilidade. Uma dica é mudar o horário do treino para durante o dia.

Dor nem sempre é um bom sinal: sentir algumas dores durante o treino, em alguns casos, é comum. Ela pode ser um apontamento de que a hipertrofia muscular está ocorrendo. Em treinamentos com carga, o tecido muscular é rompido, o que resulta em microlesões, que são pequenas rupturas do músculo causadas pelo excesso de esforço. Para o músculo se reconstruir é necessário um repouso entre os treinos. Se não há essa pausa, o corpo não tem tempo de se recuperar e as lesões se agravam.
 
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