SAÚDE

Deficiência auditiva precisa ser discutida, afirma especialista

Qualidade de vida dos pacientes pode ser melhorada com a prescrição de um aparelho auditivo
04/11/2014 | - Atualizado em 04/11/2014 - 17h29 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Perda auditiva após os 65 anos tende a ser mais grave
Perda auditiva após os 65 anos tende a ser mais grave
Manter uma atitude saudável perante a vida é cada vez mais difícil com a rotina frenética dos dias modernos. Mas buscar alegria e relaxamento, através do convívio com familiares e amigos, é essencial. Para isso, é preciso escutar bem os sons das músicas, das conversas, seja em casa ou em restaurantes e casas de show. Para realçar o debate sobre os problemas de audição, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez é comemorado no próximo dia 10 de novembro.
 
 
"Falar sobre deficiência auditiva nunca é fácil, por causa da resistência que as pessoas têm em admitir a surdez. Mas trazer à tona o problema é a melhor coisa a fazer", afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal.

Segundo especialistas, muitas pessoas já experimentam algum grau de perda da audição a partir dos 40 anos, por causa do envelhecimento natural do corpo. O processo é diferente em cada um, mas aproximadamente uma em cada dez pessoas nesta faixa etária tem um tipo ou grau de perda auditiva. Depois dos 65 anos, a perda auditiva, conhecida como presbiacusia, tende a ser mais severa. Por isso, o melhor é procurar um especialista aos primeiros sinais de surdez.

"O uso diário de um aparelho auditivo e o apoio da família são essenciais para que o indivíduo resgate sua autoestima. Infelizmente, muitas vezes, quando se procura tratamento, o caso já está grave. A perda se dá de maneira lenta e progressiva e, com o decorrer dos anos, a deficiência atinge um estágio mais avançado", explica a fonoaudióloga, especialista em audiologia.

Cabe aos médicos otorrinolaringologistas examinar os pacientes e aos fonoaudiólogos indicar qual tipo e modelo de aparelho atende às necessidades do deficiente auditivo.

Veja também