OPORTUNIDADE

Inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia são prorrogadas;

Candidatos interessados ainda podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro de 2015
27/11/2014 | - Atualizado em 27/11/2014 - 11h16 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Os interessados devem comparecer, até o dia 17 de outubro, das 8h30 às 16h30, na Prefeitura.
Os interessados devem comparecer, até o dia 17 de outubro, das 8h30 às 16h30, na Prefeitura.
 
 
Os estudantes e pesquisadores brasileiros ou residentes nos países membros do MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai) ainda podem se inscrever no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia até o dia 23 de fevereiro de 2015.

A premiação foi criada em 1998 pela RECyT e era chamada inicialmente de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores. O seu principal objetivo é premiar os trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, além de incentivar a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, contribuindo para a integração e inovação do bloco.

O prêmio também conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e com o patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O tema para a premiação deste ano é “Popularização da Ciência”, e conta com quatro categorias de participação: “iniciação científica”, que pode ser individual ou em grupo, destinada aos estudantes do ensino médio de no máximo 21 anos; “estudante universitário”, individual e para os estudantes do ensino superior, sem limite de idade; “jovem investigador”, com participação também individual e voltada para pesquisadores graduados com no máximo 35 anos. Por último, temos a categoria “integração”, voltada para equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade.

Os prêmios variam de U$S 2 mil até U$S 10 mil. Além da premiação em dinheiro, os vencedores do projeto também receberão troféus e placas. As inscrições devem ser feitas através da página oficial, no site do CNPq. No site também estão disponíveis outras informações relevantes sobre o regulamento, bem como os temas das edições anteriores. Em caso do surgimento de possíveis dúvidas, envie um e-mail para o endereço premios@cnpq.br.