CARREIRA

Como melhorar a sua reputação no trabalho

Para auxiliar no controle da reputação no ambiente de trabalho, confira cinco importantes conselhos
19/11/2014 | - Atualizado em 19/11/2014 - 15h09 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Estágio é boa oportunidade para entrar de vez na carreira
Estágio é boa oportunidade para entrar de vez na carreira
A reputação é um aspecto extremamente importante na trajetória de um profissional. Um bom emprego exige um tipo de perfil de funcionário que saiba lidar bem com os colegas, além de ter a competência necessária para dar conta de concluir todas as suas atividades. A capacidade para lidar com crises e imprevistos é essencial para definir o sucesso na carreira.

Para auxiliar no controle da reputação no ambiente de trabalho, bem como no aumento da credibilidade do profissional, confira cinco importantes conselhos:

Faça uma preparação antes das reuniões
Não é recomendado ir a uma importante reunião sem antes ter preparado um roteiro para as suas perguntas e sugestões. Elabore uma espécie de pauta e leia cuidadosamente os materiais pré-reunião. Tenha cuidado para não pular nenhum tópico. Pense nisso: ir a um encontro de importantes líderes requer uma postura que transmita respeito pelo seu público-alvo.


Seja agradável, confiável e eficaz com a equipe
Procure ser um profissional consistente e prestativo, que sempre fornece informações além do que for convidado a fazer. Isso chama a atenção dos colegas para o seu talento e conhecimento.

Cumpra com as suas promessas
Às vezes, na preocupação em mostrar o nosso valor para a equipe, principalmente num emprego novo, muitos profissionais assumem compromissos que não conseguem cumprir posteriormente. Não queira impressionar demais. Fazer corretamente o seu trabalho já é o suficiente para um bom começo.

Acredite no seu potencial
Para ser notado no ambiente profissional, é muito importante que o funcionário saiba reconhecer os seus próprios valores, compartilhando-os com os colegas de trabalho. Ter a consciência de suas qualidades é um ingrediente essencial para o sucesso.

Ao invés de reclamar, sugira
Se você se queixa constantemente no trabalho, as pessoas certamente o verão como um “reclamão” . Procure sempre fazer críticas construtivas, que colaborem com a equipe. Tenha tato ao expor as suas opiniões e objeções, e o mais importante: elabore uma sugestão para o problema em questão.

Fonte: Universia Brasil
 
Veja também