MERCADO DE TRABALHO

Planejamento de carreira ajuda no crescimento do profissional

É preciso definir metas, prazos e ter muita disciplina, orienta professora da IBE-FGV
18/11/2014 | - Atualizado em 18/11/2014 - 18h05 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Coach pode a fazer o plano de carreira para o profissional
Coach pode a fazer o plano de carreira para o profissional
O final do ano é o momento ideal para começar a planejar a carreira, definindo aonde se quer chegar e qual o percurso para alcançar as novas metas a partir do próximo ano. “Nesta época estamos todos contaminados com a ideia de rever nossa vida e projetos. Então pode ser um momento favorável aos planejamentos, sejam eles de carreira, vida pessoal, saúde ou financeiro”, destaca Rita Ritz, professora de Gestão de Pessoas na IBE-FGV.

Segundo a professora, um planejamento de carreira deve ser feito com bastante reflexão, colocando numa balança pontos prós e contras, levando em conta o momento de vida do profissional, sua família, seus desejos para o futuro e sua vivência.
 
“O momento de vida, impacta muito no planejamento da carreira, pois quanto mais jovem, menos compromissos financeiros assumidos este profissional tem. Já um profissional com alguns anos de vivência precisa considerar não somente sua busca de realização profissional, mas também como vai bancar este sonho. Como contornar ou administrar os compromissos financeiros com filhos, por exemplo. Se o planejamento for bem feito, considerando o máximo de variáveis que possam interferir no processo, a probabilidade de sucesso pode ser muito alta e os resultados colhidos muito bons”, orienta.

Coaching

Outro profissional indicado para criar um plano de carreira é o coach, que ajuda a analisar os pontos fortes e fracos do executivo e a encontrar a menor distância entre o ponto onde se está e onde se deseja chegar. “Também se pode fazer isto com a ajuda de algum colega, mais experiente, que já tenha passado por esta experiência e esteja no patamar desejado”, completa Rita.

O planejamento deve incluir metas finais, metas parciais e prazos. É necessário incluir, por exemplo, um prazo para iniciar e terminar um curso de atualização, como MBA e especialização , para aprendizado de uma nova língua, vivência em outro país, estágio e experimentação, para desenvolver competências comportamentais - que não devem ser esquecidas e que são as mais difíceis e mais demoradas de serem alcançadas.

Na hora de colocar tudo no papel é importante ter o foco na realidade e analisar sua capacidade para colocar este planejamento em andamento. “Pôr em prática implica em disciplina e em adquirir hábitos que sejam favoráveis à realização”, explica Rita.

Dicas para planejar sua carreira
 
- Defina metas de curto e longo prazo
- Coloque datas para começar e terminar cursos de MBA ou idiomas
- Revise seu plano para saber se não saiu da rota
- Atualize sempre datas e novas metas
- Mantenha o foco e a disciplina
- Não se esqueça de rever comportamentos
- Se necessário, consulte um terapeuta ou coach de confiança
 
Veja também