CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Alunos paulistas representam país em competição na Índia

Olimpíada de conhecimento reúne jovens de 40 países todos os anos
12/11/2014 | - Atualizado em 12/11/2014 - 18h18 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: A2 Fotografia / Du Amorim
Competidores foram escolhidos após participação em Olimpíada Internacional de Matemática
Competidores foram escolhidos após participação em Olimpíada Internacional de Matemática
Alunos de escolas estaduais de Iracemápolis e da capital paulista embarcaram nesta terça-feira (11) para participar da Quanta - Competição Internacional de Ciência e Matemática, que acontece em Lucknow, na Índia. Eles serão os representantes brasileiros da tradicional olimpíada de conhecimento que atrai, todos os anos, jovens de 40 países.
 
A Quanta é organizada há 19 anos na City Montessori School (CMS), considerada a maior escola do mundo, com mais de 40 mil alunos. Serão 10 dias fora do País descobrindo novas culturas. A classificação foi conquistada por meio da colocação na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. 
 
"Representar o Brasil na Índia vai ser uma experiência gratificante. Nunca imaginei que nosso esforço fosse gerar frutos tão grandiosos. Vamos mostrar que o Brasil não é só o "país do futebol" e que temos uma educação de qualidade", afirma a aluna Raphaela Bernardes Seixas.
 
Trabalho em equipe

Em 2014, a competição testará as habilidades matemáticas, de oratória, raciocício lógico, conhecimentos científicos e, pela primeira vez, a elaboração de projetos de robótica. Nos últimos meses antes da viagem, o preparo foi reforçado. O time ampliou os estudos na sala do grêmio depois das aulas regulares.

Para a professora de matemática e orientadora, Maria Consoladora da Silva, o trabalho em equipe é o diferencial. "Se o aluno não conseguir entender com minhas explicações, sem dúvida, entenderá com a linguagem do amigo. Um apoia o outro nos temas que tem mais facilidade, isso reforça o entrosamento do grupo".
 
Veja também