CAPACITAÇÃO

Mercado de trabalho valoriza profissionais com MBA

Curso é visto como diferencial para empresas que buscam aliar teoria e prática
07/11/2014 | - Atualizado em 07/11/2014 - 19h49 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
De acordo com pesquisa,  executivos que finalizaram MBA ganham 85% mais
De acordo com pesquisa, executivos que finalizaram MBA ganham 85% mais
A formação acadêmica ainda é um grande diferencial para quem busca se destacar no atual mercado de trabalho. Mas, após adquirir o diploma universitário, o profissional deve buscar novas formas de especialização na carreira escolhida e muitos partem procurando cursos de MBA. São oportunidades para aliar teoria e prática, desenvolver capacidade gerencial e relacional para gerar líderes capazes de fazer a diferença dentro de uma instituição.

A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration e possibilita um aprofundamento dos conhecimentos da área de gestão, propiciando o desenvolvimento de habilidades requisitadas por empresas e organizações de diversos setores.

O presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma, destaca que o mercado de trabalho nacional demanda profissionais que buscam novas especializações e, na visão das empresas, ter um curso de MBA significa possuir um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao mundo corporativo.
 
“As empresas buscam os profissionais que conseguem transportar o aprendizado intelectual para as habilidades gerenciais e humanas. Vale destacar que o MBA é voltado à realidade do mercado e intensifica a interação mercado/teoria/troca de experiências”, afirma.
 
Sem padrão

Segundo Quaresma, os cursos de MBA nacionais não seguem uma padronização internacional de ensino. “Com a busca cada vez mais rápida de profissionalização, houve a necessidade de alinhar os cursos à realidade da nossa cultura e também ao mercado brasileiro”, explica.

Ao procurar uma instituição de confiança que ofereça um curso de qualidade, Quaresma orienta aos alunos pesquisarem sobre as escolas onde pretendem estudar. “Se preparar para o MBA é uma fase importante na carreira e para isso é preciso ter uma boa base acadêmica. Além do reconhecimento da instituição pela qualidade do corpo docente, é preciso avaliar como a mesma se preocupa com questões éticas e de sustentabilidade”, finaliza.

Uma pesquisa realizada pela MBA Alumni Brasil, grupo que integra escolas de MBAs internacionais, e pela consultoria de gestão de negócios Hay Group, revela que 85% dos executivos receberam uma proposta de emprego após a conclusão de um curso de MBA e todos tiveram aumento salarial.

Segundo o professor de Gestão de Pessoas do curso de Pós-graduação e MBA da IBE-FGV, Leandro Garcia, atualmente, a procura por essa titulação é grande, tendo em vista que a formação concilia experiência acadêmica e prática. “É um diferencial enorme. O profissional de MBA ganha mais e é muito procurado e valorizado nas empresas. Na seleção, quem tem MBA é muito bem visto, pois demonstra conhecimento e atualização contínua”, destaca.

MBA não é Pós-Graduação

Após o término da graduação, os formados correm atrás de cursos de aprofundamento na carreira, buscando novidades para acrescentar experiência ao currículo. Algumas universidades e faculdades brasileiras oferecem cursos de pós-graduação e poucas disponibilizam especialização a nível MBA. Porém muitos profissionais acabam não percebendo a diferença entre os dois cursos.

O professor Leandro Garcia ressalta que o ritmo de um curso de MBA é diferente da pós-graduação e não é indicado para profissionais recém-formados. Segundo ele, é preciso ter alguma bagagem para poder aproveitar melhor todo o conteúdo da programação. Além disso, a descrição do curso também deve ser analisada.
 
“Hoje, muitas escolas oferecem cursos de pós-graduação como MBA, mas não são. O grande diferencial do MBA é a fusão entre a teoria e a prática. O MBA é mais indicado para profissionais consolidados que querem crescer ainda mais, aliando teoria e prática. Quem não tem experiência deve esperar para não perder dinheiro”, orienta.

Segundo o professor, atualmente as áreas que mais chamam a atenção para o MBA são Marketing, Gestão Empresarial, Suply Chain e Gerenciamento de Projetos, mas é preciso analisar a carreira como um todo e traçar objetivos claros para fazer a escolha. “As empresas precisam de profissionais que tenham múltiplos conhecimentos e que saibam levar projetos com qualidade. Quem faz o MBA na área e na hora certa com certeza sai na frente”, destaca.
 
Veja também