TÁ CHEGANDO

Fique atento! Não se atrase para o Enem 2014

O ENEM 2014 será realizado neste fim de semana e nós separamos algumas dicas que podem te auxiliar
06/11/2014 | - Atualizado em 06/11/2014 - 10h43 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divugação
Dicas que podem te ajudar na hora da prova
Dicas que podem te ajudar na hora da prova


Já se tornou comum ver jovens chorando na frente de escolas e faculdades no final de semana do Enem porque não conseguiram chegar antes de o portão fechar. Para que você não perca a oportunidade de fazer a prova e tentar aquela tão sonhada vaga numa universidade federal, confira algumas dicas para que você seja pontual nos dias 8 e 9 de novembro:

1 – Chegue com antecedência
O exame começa à 13h com o fechamento dos portões, de modo que você deve chegar ao local da prova ao menos um pouco antes desse horário. Recomenda-se que os candidatos cheguem com no mínimo uma hora de antecedência, horário em que os portões são abertos, para não correr riscos de ficar do lado de fora quando o exame for iniciado.

Fique por dentro:
- Ler para ser: A liberdade de escolha na infância faz o hábito de ler hoje

2 – Conheça o local da prova
Você conhece a escola onde você fará a prova? Se sua resposta foi não, saiba que você faz parte da grande maioria dos estudantes. Entretanto, muitos deixam de visitar o local do exame com antecedência e, no dia, acabam se perdendo na região ou até mesmo no próprio edifício. Por isso, não passe pelo nervoso de tentar encontrar a rua da instituição faltando apenas cinco minutos para o fechamento dos portões; vá ao local antes. Se não for possível, muna-se de artifícios que te ajudarão a encontrar o local mais rapidamente, como aplicativos que indicam o caminho e até imprimindo mapas indicando o trajeto ideal.

3 – Cuidado com as filas
Foram 8,7 milhões de candidatos inscritos no país inteiro, ou seja, você certamente não será o único se deslocando pela cidade para realizar o exame. Por isso, lembre-se que as chances de ocorrer trânsito são bastante grandes, de modo que você deve se preparar para situações como esta. O mesmo vale para filas de maneira geral: por exemplo, se você quiser passar no mercado para comprar uns petiscos para a hora da prova ou desejar almoçar com sua família num restaurante antes da 13h, não deixe para fazer isso muito em cima da hora, porque estes são locais cheios tradicionalmente, aumentando assim suas chances de atraso.

Você também poderá se interessar por:
- Renomada escritora campineira em entrevista exclusiva ao Portal RAC

4 – Conheça a programação da sua cidade
Há eventos capazes de causar certa comoção e tumulto na cidade e que, portanto, poderão se transformar em obstáculos entre você e o seu local de prova. No final de semana do Enem, São Paulo, por exemplo, receberá a penúltima corrida desta temporada da Fórmula 1, ou seja, quem mora ou realizará o exame na região de Interlagos deve ter uma atenção ainda maior no que diz respeito ao trânsito que deve ser intenso, sobretudo durante a hora do almoço. Confira também a previsão do tempo, principalmente se seu município sofre com mudanças climáticas, como enchentes em caso de chuva.

5 – Atenção aos fusos horários
Os horários das provas em todo o país são definidos a partir do horário de Brasília. Em outras palavras, se você está inserido noutro fuso horário e/ou então não segue o horário de verão vigente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, tenha a certeza de que você está fazendo a conversão correta dos horários para não chegar muito cedo ou, pior, se deparar com os portões fechados.
 
Veja também