Publicidade
O papo que rola

Coleta mecanizada de lixo chega a sousas e Joaquim Egídio

A foto de Renato Cesar Pereira mostra que moradores da Cidade Universitária, em Barão Geraldo, estão ignorando os recipientes da coleta mecanizada...
21/11/2014 - 10h16 - Atualizado em 21/11/2014 - 10h17 |
Coleta mecanizada de lixo chega a sousas e Joaquim Egídio
Coleta mecanizada de lixo chega a sousas e Joaquim Egídio

A foto de Renato Cesar Pereira mostra que moradores da Cidade Universitária, em Barão Geraldo, estão ignorando os recipientes da coleta mecanizada de lixo. O sistema começa a ser implantado segunda-feira, em Sousas e Joaquim Egídio. Vamos ver como a população dos distritos vai se comportar.


Segundo a prefeitura, os cerca de 800 contêineres serão instalados de forma gradual, ao longo de dez dias, e ficarão distribuídos na região central e nos bairros de Sousas e Joaquim Egídio. Os moradores foram informados da mudança por intermédio de panfletos entregues nas casas.


Veja a seguir um texto da Prefeitura de Campinas sobre o novo serviço:




"Com o novo sistema, a qualquer dia e horário, o morador poderá depositar os resíduos nos contêineres instalados em pontos estratégicos das ruas. Os recipientes serão esvaziados diariamente, no mesmo horário em que a coleta anterior era efetuada.



No sistema mecanizado, o caminhão se posiciona ao lado do recipiente e, em seguida, um coletor conecta o contêiner aos braços mecânicos do veículo e o suspende. Dessa forma, o lixo é despejado no caminhão.



O projeto prevê a colocação de quatro a seis contêineres por quadra, com distância de, no máximo, 20 metros entre eles. Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado, com tampa e tem rodas.



Vantagens

O novo sistema traz inúmeras vantagens. Os contêineres evitam que os resíduos se espalhem pelas ruas. Também minimizam o mau cheiro, a proliferação de insetos, a exposição a chuva e animais e o vazamento de líquidos. Ainda otimizam a coleta, que passa a ser feita com o mínimo de contato humano, facilitando o trabalho dos coletores. Os contêineres passam por higienização a cada 30 dias, ou antes, se necessário.



Para que a coleta mecanizada seja eficiente, é fundamental que o cidadão faça sua parte no processo. Essa tarefa inclui depositar somente material orgânico no contêiner, não mudar o recipiente de lugar, fechar a tampa e não colocar fogo no contêiner."



TAGS | Blog, RAC