PROGRAMAÇÃO
Festival de Teatro de Vinhedo tem apresentações gratuitas
Festevi acontece de 11 a 26 de outubro; peças participantes concorrem a prêmios
08/10/2014 | - Atualizado em 08/10/2014 - 18h43 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vinhedo.
Premiação acontece depois do fim do Festival, em 31 de outubro
Premiação acontece depois do fim do Festival, em 31 de outubro
 
Um dos principais eventos culturais da cidade, o Festevi – Festival de Teatro de Vinhedo – começa neste sábado (11) e segue até o próximo dia 26 de outubro. O evento celebra em 2014 a sua 20ª edição. O festival conta com a participação de 12 grupos selecionados nas categorias amador e iniciante, e nos mais variados gêneros, como drama, comédia, aventura, fantasia, musical e comédia romântica.
 
As apresentações acontecem no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e tem por objetivo despertar e incentivar a arte teatral no município, estimular a formação de grupos teatrais e divulgar artistas locais.
 
Programação

O grupo Plong abrirá a seleção 2014 do Festevi, no sábado (11), com a peça teatral “Eles não usam black tie”. Com direção de Luana Santos, é uma peça inscrita na categoria iniciante, com gênero drama. Aborda questões políticas e sociais nos anos 50, em uma favela. No elenco participam Henrique Damasio, Aline Santos, Lucas Santos, Matheus Ribeiro, Luana Santos, Bianca Valentim, Otávio Marchini, Gabriele Silva, Mariana Sanches e Vinícius Costa.

Já no domingo (12), o grupo Ases do Futuro apresenta o clássico “O Fantasma da Ópera”. O musical conta a história de um homem que se refugiou em uma parte subterrânea de um teatro lírico em Paris, por ser conhecido como “O Filho do Diabo”.
 
Ele se apaixona por Christine e faz ameaças, amaldiçoando o teatro para que ela se torne a cantora principal da ópera e desbanque a soprano Carlotta. O peça traz no elenco Igor Felipe, Carlos Kerve, Gabriele Silva, Pedy Dias, Luana Cristina, Catia Vilela, Joyce Duarte, Bianca Valentim, Jaquelina Rosa e Juliana Rosa. A direção é de Carlos Kerve e Igor Felipe.

A faixa etária é livre. Confira a programação completa aqui.
 
Os grupos
 
A seleção dos espetáculos participantes foi feita por uma Comissão Organizadora, designada pela Secretaria de Cultura e Turismo, com a ordem das apresentações definida através de sorteio.
 
As peças teatrais serão julgadas por uma comissão composta por três jurados de reconhecida competência no campo de artes cênicas. O resultado final do Festevi será anunciado no dia 31 de outubro, com a classificação dos vencedores em 1º, 2º e 3º lugar e os melhores participantes nas categorias ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, trilha, sonora, direção, melhor elenco, melhor iluminação e melhor pesquisa, em duas modalidades (iniciante e amador).
  
Serviço
 
Festival de Teatro de Vinhedo
Apresentações teatrais: de 11 a 26 de outubro
Cerimônia de premiação: 31 de outubro
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, localizado na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro
 
Veja também