Momentos Estéreis continua em cartaz no Espaço Estrada


TEATRO
Momentos Estéreis continua em cartaz no Espaço Estrada
A peça do Grupo de Teatro Estrada ficará em cartaz até o final de Outubro
02/10/2014 | - Atualizado em 02/10/2014 - 12h33 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Marcelo Cruz.
Momentos Estéreis, peça do Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba
Momentos Estéreis, peça do Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba
 
No ano de comemoração dos 18 anos do Grupo de Teatro Estrada da cidade de Indaiatuba, a Companhia estréia uma nova peça e conta com a participação de dois atores em cena: Fernanda Bugallo e Nando Almeida.

A peça foi escrita pela Dramaturga e Diretora do Grupo, Paloma Dourado, no ano de 2012 e somente em outubro de 2013 ela começou a ser lida pelos atores para uma possível montagem. “Por se tratar de um texto contemporâneo, em que no caso, muitas vezes a palavra é mais importante do que a ação física exterior propriamente dita, foi interessante o estudo entre atores e direção para compreendermos o verdadeiro tom da peça”, comenta Fernanda Bugallo.

Para essa peça, o Grupo Estrada contou com um cenário singular: caixas de papelão preenchem o espaço cênico, formas geométicas dão vida aos personagens e os encaixes entre os cubos exemplificam momentos da vida.

O cenário foi projetado e desenvolvido por Claudio Sampaio, arquiteto formado pela ECA e atuou durante 16 anos na TV Globo como Produtor de Efeitos Especiais. “Antes de projetar o cenário, eu, o elenco e o Claudio tivemos muitas conversas para tentar adequar um cenário que conversasse com a peça e acrescentasse significado”, diz Paloma.

Os atores começaram os primeiros esboços de cena em Janeiro de 2014 e, somente em Setembro a peça teve sua estréia. De acordo com Paloma, o tempo de ensaio é importante para que ocorra um sincronismo orgânico entre atores, cenário e projeções. “Trabalhamos com muitos elementos em cena que compõe a estética do cenário e também projeções. Além disso, os atores não saem do palco”, afirma.

Para o ator Nando Almeida trabalhar o texto de uma peça contemporânea é bastante desafiador e importante para o crescimento profissional. “Essa é a primeira vez que tenho contato com um texto contemporâneo. Eu e a Fernanda queríamos fazer uma peça juntos há muito tempo e só agora conseguimos conciliar nosso trabalho”, afirma Nando.

A peça “Momentos Estéreis” teve sua pré-estréia no dia 27 de Setembro no Espaço Estrada. 
 
Sinopse de Momentos Estéreis:

Refletir sobre o momento da criação de uma obra artística, quais situações que serão colocadas, pensar no que se quer dizer, pensar em personagens que irão compor e dar vida a tudo.

A peça retrata dois seres que tentam encontrar uma trajetória que os tire do estado de inércia. Uma eterna espera por algo que não vem, algo que nunca chega e que talvez nunca chegará.

Personagens que tentam recriar uma história inacabada por um autor que, tenta a todo custo momentos de fertilidade que possam dar vida e uma trajetória aos personagens.

Perguntas inquietantes norteiam a cabeça do autor que, muitas vezes, recorre ao auxílio de felicidades instantâneas e artificiais. Realidades mostradas no palco, ora se confundem com a realidade do espectador da platéia, ora criam uma nova forma de existência, ou resistência dos personagens que, persistem a todo custo em permanecer vivos.

Momentos Estéreis é um texto contemporâneo que, busca antes de tudo, demonstrar o exato momento de criação do autor com dúvidas, anseios, erros e acertos. E, por fim, uma obra inacabada.

Serviço:
Datas: 04/10 (sábado), 12/10 (domingo), 18/10 (sábado), 25/10 (sábado)
Horário: aos Sábados às 20h30 e no Domingo às 19h30
Local: Espaço Estrada
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 807, Cidade Nova – Indaiatuba/SP
Valor: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Fica Técnica:
Texto e Direção: Paloma Dourado
Elenco: Fernanda Bugallo e Nando Almeida
Cenário: Claudio Sampaio
Sonoplastia: Bruno Santana
Produção: Vlademir Daniel, Kellen Tobaldini e Raphaela Silva