DENTIÇÃO DOS BEBÊS

Saiba como cuidar dos dentes do seu bebê

Confira dicas importantes sobre os dentes de quem acabou de chegar ao mundo
03/10/2014 | - Atualizado em 03/10/2014 - 20h54 Porta RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Saúde bucal dos bebês
Saúde bucal dos bebês
 
Realizar o cuidado bucal começa cedo. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem mudar sua aparência e saúde futuras. Como exemplo, o antibiótico tetraciclina  comum, que pode causar a descoloração ou manchas. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.
 
Os dentes do bebê geralmente aparecem por volta dos seis meses, e nesta época não há necessidade de realizar os procedimentos padrões de higiene bucal. No entanto, é essencial realizar a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a usar a quantidade certa de flúor.
 
 
Mas, afinal, o que são as cáries de mamadeira e o que fazer para evitá-las?
 
São cáries causadas pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior.
 
Cuidados
 
Nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas  com um pano ou uma gaze umedecidos.

Veja também



VEJA TAMBÉM