SAÚDE E BEM-ESTAR

Saiba como evitar a hérnia de disco lombar

A hérnia de disco lombar é uma das principais doenças da coluna; entenda porque ela ocorre e conheça suas principais causas
20/10/2014 | - Atualizado em 20/10/2014 - 17h30 Divulgação
falaconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Como evitar uma hérnia de disco lombar
Como evitar uma hérnia de disco lombar
A coluna vertebral é composta por vértebras, pelo interior das quais há um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras da coluna estão os discos intervertebrais, que são estruturas em forma de anel com a função de amenizar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Com o tempo, esses discos sofrem desgaste, facilitando a formação de hérnias de disco, que é quando um disco sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que passam pela coluna. A região lombar é uma das mais expostas ao movimento e suporta muita carga, por isso a hérnia de disco lombar é tão comum.

Causas

Predisposição genética é um dos principais fatores que causam o aparecimento deste problema. Por isso, se na sua família alguém já teve hérnia de disco lombar, fique atento. O envelhecimento, pouca atividade física e tabagismo também contribuem para o aparecimento de hérnias de disco lombar. Carregar ou levantar muito peso também comprometem a integridade dos músculos que sustentam a coluna e podem estar entre as causas da doença.

Recomendações

- Evite os fatores que contribuem para o aparecimento da doença: procure não carregar muito peso, evite ingerir muita bebida alcoólica e cigarro, e pratique exercícios físicos com cuidado e acompanhamento.

- Quando estiver sentado ou em pé, busque manter a postura correta. Na correria do dia a dia, é muito fácil se descuidar da postura.

- Se você trabalha sentado, procure fazer intervalos de cinco a dez minutos em pé e dê pequenas caminhadas.

- Ao sentir dor ou notar qualquer sintoma que pode indicar a ocorrência de uma hérnia de disco lombar, procure um médico.
 
Veja também