SAÚDE

Salada de frutas pode ser aliada no combate ao estresse

Opção de sobremesa é perfeita para os dias mais quentes
13/10/2014 | - Atualizado em 13/10/2014 - 18h08 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
O mix de frutas é ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras
O mix de frutas é ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras
A salada de frutas pode ser uma substituição inteligente de sobremesa quando o assunto é saúde. Sem abrir mão do sabor, ela é refrescante, rica em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, podem auxiliar no combate ao estresse e ajudar a evitar o envelhecimento precoce.
 
“São sobremesas muito pedidas nos dias de temperaturas altas. Mas para quem quer uma vida mais saudável, comer fruta deve ser uma prática diária”, afirma a nutricionista de uma rede de fast-food especializada alimentação equilibrada, Cinthia Julião.
 
Os benefícios estão presentes porque a maioria das frutas são livres de gorduras, têm menos calorias e são fontes de fibras solúveis, capazes de reduzir os níveis de açúcar e o colesterol ruim do sangue. Além disso, possuem fibras insolúveis, que ajudam no trânsito intestinal, colaborando para o tratamento da prisão de ventre.
  
Combate ao estresse

Ricas em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B as frutas são ótimos relaxantes musculares. Elas ajudam a combater o estresse e prevenir a fadiga. Essas vitaminas podem ser encontradas em frutas, como laranja, banana, abacaxi, acerola e maçã.

Proteção contra o envelhecimento

As frutas possuem antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Abacate, amora, laranja, limão, tangerina, goiaba, caju, morango, kiwi e maçã são ótimas opções para combater o envelhecimento.

Retenção de líquido

Responsável pelo inchaço do corpo, a retenção de liquido acontece devido ao acúmulo em excesso no organismo. Algumas frutas tem ação diurética e ajudam a eliminar essa água do corpo, como melancia, abacaxi, melão, coco e pera.

Combate à prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema comum e que atinge muitas pessoas. Isso pode atrapalhar não só o organismo, mas também a parte emocional. Frutas como ameixa, mamão, amora e abacate podem colaborar para a melhora do problema.

A salada de frutas pode ser consumida em qualquer hora do dia e permite diversas combinações. Porém Cinthia alerta que, para não perder o valor nutricional da refeição, os acompanhamentos também devem ser leves e saudáveis, como a granola, o mel, a linhaça e o iogurte.
 
Veja também