SAÚDE E BEM-ESTAR

Execício de Step auxilia no combate ao estresse

Atividade que tem como objetivo principal enrijecer os músculos, ainda colabora para um rápido emagrecimento e a relaxar
10/10/2014 | - Atualizado em 10/10/2014 - 19h48 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
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Execício de Step auxilia no combate ao estresse
Execício de Step auxilia no combate ao estresse
Praticado com a ajuda de uma plataforma o step é um exercício muito benéfico ao corpo. Além de ajudar no emagrecimento, colabora para o desenvolvimento da coordenação motora e auxilia até mesmo no combate ao estresse. “A prática regular aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem estar físico e psicológico, e desta maneira, combate o estresse”, explica o consultor técnico Paulo Costa Amaral.

O treinamento produz uma resistência aeróbia, que além de auxiliar na queima de calorias facilita ao participante realizar movimentos naturais do dia a dia, como subir e descer escadas. A atividade pode ser realizada em aulas individuais ou dentro de um circuito de exercícios. Quando inserido dentro do circuito funcional, a modalidade consegue trabalhar diferentes objetivos de acordo com a necessidade de quem pratica, e também ajuda a melhorar a capacidade de realizar atividades de rotina. “No circuito a construção coreográfica dos exercícios é de acordo com as características físicas de cada um e a medida que o condicionamento aumenta, as coreografias ficam mais complexas e a plataforma do step é elevada”.

Cuidados necessários

O profissional alerta que independentemente do nível de condicionamento, o participante não deve exercitar-se em altura de plataforma que obrigue a articulação do joelho a uma flexão superior a 90 graus, quando todo o peso do corpo estiver sobre a perna que vai fazer o primeiro step para cima, isto é, quando a planta do pé está sobre a plataforma. “É muito importante realizar a atividade sob a supervisão de um profissional de educação física, pois, se feita corretamente, não gera tensão indevida sobre a coluna”. A dica para evitar qualquer tipo de mal-estar é sempre usar um tênis apropriado, monitorar o ritmo cardíaco e beber muita água.
 
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