BELEZA

Você sabe usar corretamente cada pincel de maquiagem?

Estilo RAC traz os tipos desta ferramenta tão importante para as mulheres e dicas de como usá-los; confira
01/10/2014 | - Atualizado em 01/10/2014 - 21h26 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Pincéis de maquiagem
Pincéis de maquiagem
Ao se deparar com um estojo cheio de pincéis na hora de se maquiar, muitas mulheres ficam na dúvida sobre a função de cada um. E para ajudá-las, a maquiadora profissional Clara Maria Torres preparou um tutorial explicando a finalidade e modo correto de usar cada pincel.

Os pincéis de maquiagem são fundamentais na hora de construir um make perfeito. Cada um com uma função específica, eles proporcionam uma cobertura melhor e ajudam em uma maior fixação da maquiagem.

Clara desenvolveu este programa para explicar a função dos principais pincéis que ajudam a compor a maquiagem. “Quando aprendemos para quê cada um serve fica mais fácil utilizá-los no dia a dia e eles acabam se tornando indispensáveis”.

Pincel de corretivo

Ele tem um formato adequado para a aplicação da maquiagem em pontos específicos do rosto, como as olheiras e as manchinhas da pele. A aplicação deve ser feita com leves batidas, esfumaçando todo o produto. Mas é necessário tomar cuidado com o excesso de produto, para não deixar o rosto com cores desiguais.

Pincel de base

O pincel ajuda a espalhar a base de maneira uniforme deixando o visual mais natural. Ele deve ser manuseado sempre em movimentos circulares da parte interna para a externa do rosto. Devido a sua forma, é ótimo para ser usado na região ao redor dos olhos. Uma dica é não colocar muito produto no pincel, para que a base se espalhe melhor.

Pincel de pó facial

Ele ajuda a espalhar o pó e dar acabamento na maquiagem. Deve ser manuseado em movimento circulares por toda a face, principalmente nas partes mais oleosas do rosto, como o centro da testa, laterais do nariz e o centro do queixo. Seguindo a mesma linha do pincel de base, não se deve usar muito produto de uma vez só.

Pincel de blush

Como é um pincel grande que cobre toda a maça do rosto, os movimentos precisam ser leves para não ficar marcado. O ideal é espalhar o produto em movimentos circulares das maças do rosto em direção as temporãs. A dica é assoprar o pincel antes de aplicar o blush no rosto para retirar o excesso do produto.

Pincel de sombra

O pincel de sombra pode ser encontrado em duas versões, o de esponja ou de cerdas achatadas. O formato dos pincéis se ajustam com as curva dos olhos, facilitando a coloração. Para a aplicação da sombra, dê leves batidinhas com o pincel e na hora de esfumaçar utilize movimentos circulares. Se a cor utilizada for muito escura, tire o excesso de maquiagem do pincel com um assopro antes de aplicá-la para não ocorrer manchas.

Pincel chanfrado

O pincel chanfrado é bem fino, de formato diagonal e com cerdas duras. Ele ajuda a corrigir as sobrancelhas, aplicar a sombra bem rente aos cílios e delinear a pálpebra. Ao utilizar o pincel, a parte maior do chanfrado deve estar sempre voltado para fora.

Pincel de boca

São dois tipos de pincel para passar o batom: os de cerdas finas para o contorno dos lábios, e o com as cerdas mais grossas para o preenchimento da cor.

Para fazer o contorno da boca, utilize o pincel passando-o de fora para dentro. E com o pincel mais grosso, espalhe bem o batom, pois isso dará a boca mais sensualidade.
 
Veja também