BELEZA

11 dicas práticas para cuidar das unhas em casa que vão mudar sua vida

Truques que você nem imaginava que fizessem tanta diferença na hora de exibir suas unhas
01/10/2014 | - Atualizado em 01/10/2014 - 16h04 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugação
Uma dica é aplicar lixar a parte superior das unhas com lixa própria, para deixá-las lisinhas e preparadas para receber o esmalte
Uma dica é aplicar lixar a parte superior das unhas com lixa própria, para deixá-las lisinhas e preparadas para receber o esmalte


É meninas! Só nós sabemos como é difícil fazer a unha em casa, principalmente quando vamos pintar a mão que escrevemos. Mas nem tudo é sufoco! Descobrimos soluções simples e práticas que vão deixar suas unhas bem mais cuidadas e com aspecto de manicure.

Pensei em começar falando das unhas limpas, sem esmalte. Mas quando vamos fazer as unhas, sabemos bem que o começo está na retirada do esmalte anterior que, convenhamos, nem sempre sai com facilidade. Então, mãos a obra:

1. Se o seu esmalte for vermelho ou preto, certamente irá utilizar muitos macinhos de algodão. Algumas técnicas podem auxiliar nesse processo! Ao invés de utilizar o algodão, experimente separar uma buchinha, dessas de pia, e molhar o removedor na parte amarela. Feito isso, passe em suas unhas e mantenha bem apertado aos dedos. Você vai ver como facilita e não deixa manchas.

Você também poderá se interessar por:
- Acabe com o hábito de roer as unhas
- Vídeo: Como fazer uma unha meia lua clássica ou francesinha Invertida

2. É comum a utilização de acetona na hora da remoção do esmalte. Se suas unhas ficam com aspecto esbranquiçado após a remoção, aí está o motivo. Dê preferência para retirar o esmalte com removedores específicos, que contêm substâncias hidratantes e são melhores que a acetona.  

3. Remoção feita, é hora de lavar as mãos. Isso colabora para a eliminação de algum resídio que o removedor deixou em suas mãos. Sem contar que já evita bastante o contágio com os olhos e narinas, evitando também possíveis alergias. 
 
4. O ideal é não esmaltar a unha e deixá-la respirar, pelo menos de um dia para o outro. Isso evita que elas fiquem fracas e sem vida.

5. Passe cera própria para unhas e cutículas, fazendo movimentos circulares, como se estivesse massageando-as. O ideal, inclusive, é praticar este método diariamente. Se você não conhece nenhuma cera, indico a cera para cutículas e unhas da Granado, é ótima.

6. Cortar e lixar. Reza a lenda que lixar as unhas em formato oval evita que elas fiquem quebradiças, justamente por conta do formato. Preciso testar! Quando ao corte, cuidado para não cortar as laterais e gerar unhas encravadas. A melhor opção é lixar. 

7. Utilize uma lixa própria para polir a parte de cima das unhas. Ela vai ficar muito mais lisinha e limpa, facilitando a aplicação do esmalte. Uma dica aqui é não lixar as unhas logo após o banho. A água quente colabora para deixar a pele mais sensível e suscetível à quebra.
 
8. Hora do esmalte! Para deixar as unhas mais fortes, passar base não é novidade para ninguém. No entanto, a dica é passar duas vezes, de forma bem fina. Primeiro aplique nas pontas e depois na unha inteira. Isso colabora para manter a unha mais firme e evita a quebra e, também, evita que a pontinha do esmalte descasque. 

9. Existe uma forma que auxilia no processo de palitação, para limpar o cantinho do esmalte na unha. Use um pincel de esmalte para aplicar cola ou vaselina nos cantinhos na unha. Na hora de remover, é só puxar a pelinha. Mas na minha opinião, essa técnica tem dois lados: No final, parece mágica: é só puxar mesmo! MAS, o processo é lento! Você precisa aplicar dedo a dedo e esperar secar, para só então passar o esmalte, caso contrário, vai virar uma meleca só.  

10. Aplique o esmalte sempre do meio para os lados. Assim você consegue espalhar melhor o produto, sem deixar a unha muito grossa.
 
11. Voltamos ao início: nada de acetona para limpar os cantinhos, certo meninas?
 

Cursos Online

Se você procura melhorar ainda mais e focar em nails art, o curso de Unhas Artísticas do RAC Educa pode te ajudar. Ele explica passo a passo para  realizar uma francesinha com flores, unha craquelê, unha marmorizada, entre outras.
 
Veja também