PIRACICABA

Carros construídos por futuros engenheiros são testados em competição

Fórmula SAE reúne mais de 700 estudantes divididos em 37 equipes
16/10/2014 | - Atualizado em 16/10/2014 - 17h36 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Carros passarão por diversos testes durante o final de semana
Carros passarão por diversos testes durante o final de semana
Futuros engenheiros terão a oportunidade neste final de semana, em Piracicaba, de testar e competir com carros parecidos com os da Fórmula 1, e que foram construídos durante o curso de graduação. A 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE reúne 37 equipes, 700 futuros profissionais de 27 faculdades, do Sul, Sudeste e Nordeste, além de uma equipe italiana. O evento acontece no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo/ECPA.
 
Para ser inscrito, o veículo precisou seguir algumas especificações técnicas: motores 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³ e 8 elétricos, tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts.
 
Competição
 
Os carros passarão por várias avaliações. Especialistas da indústria da mobilidade examinarão quesitos como concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto), entre outros. Os carros passarão também por provas dinâmicas, como o enduro de resistência, a mais disputada, em pista de 22 km em condições extremas de severidade para veículos e pilotos.
 
Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Categoria Carro Elétrico que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos.
 
Na categoria Combustão, o Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes na competição mundial, enquanto na categoria elétrica, o País é bicampeão pela Unicamp.
 
Veja também