Publicidade
O papo que rola

Câmara promove seminário O Que Minha Cidade Faz Pelo Meio Ambiente

Luiz Rossini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, promove nesta quarta-feira (22/10) o seminário “O Que Minha...
21/10/2014 - 16h31 - Atualizado em 21/10/2014 - 16h31 |

Luiz Rossini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, promove nesta quarta-feira (22/10) o seminário “O Que Minha Cidade Faz Pelo Meio Ambiente”. Organizado pelo Instituto Mundo Sustentável, o encontro tem como objetivo melhorar a compreensão pública sobre como o município contribui para o meio ambiente, além de promover o compartilhamento de experiências ambientais bem sucedidas na região.

O evento está programado para ocorrer durante todo o dia. Na parte da manhã, a partir das 9h30, Rossini faz a abertura dos trabalhos. A primeira palestra será apresentada por Tairi Tonon, que vai trazer os indicadores de sustentabilidade da região de Campinas.

Na sequência Gilmar Altamiro, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ira apresentar a evolução do Programa Município Verde Azul, projeto do governo paulista cujo objetivo é promover a eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da sociedade.

Depois, o engenheiro da Sanasa Paulo Tinel apresenta o planejamento do uso sustentável da água nos municípios da região e o promotor Geraldo Navarro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), relata a atuação do Ministério Público nas questões ambientais.

Na parte da tarde, o seminário contará com a participação do secretário municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, que fará um balanço das atuais ações sustentáveis do município.

Em seguida, a analista ambiental Márcia Rodrigues mostra o projeto Corredor das Onças, uma iniciativa de conservação da biodiversidade e de melhoria da qualidade e quantidade de água na região de Campinas. A proposta é reconectar fragmentos florestais e reflorestar as margens dos rios e suas nascentes para aumentar a produção de água e proteger a biodiversidade presente em uma das regiões mais industrializadas e urbanizadas do interior de São Paulo.

Depois o gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Campinas, Helio César Nascimento Ungari, mostra como está o controle de poluição na região. E, no final, o secretário municipal de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, debate a experiência daquele município na limpeza do Rio Tietê.

O Seminário “O Que Minha Cidade Faz Pelo Meio Ambiente” começa as 9 horas e termina as 17 horas desta quarta-feira (22/10), no plenário da Câmara de Campinas: Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66. Ponte Preta.



TAGS | Blog, RAC