Publicidade
O papo que rola

Secretaria de Cultura organiza 1ª Feira do Livro de Campinas

A Secretaria Municipal de Cultura organiza a 1ª Feira Municipal do Livro de Campinas, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, quinta-feira a sábado, n...
21/10/2014 - 07h17 - Atualizado em 21/10/2014 - 07h17 |

A Secretaria Municipal de Cultura organiza a 1ª Feira Municipal do Livro de Campinas, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, quinta-feira a sábado, na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. A programação abrange diversas atrações, em vários horários, para um público eclético. O patrono da Feira Municipal do Livro de Campinas é o linguista e escritor Joaquim Brasil Fontes Júnior. A entrada é gratuita.


Entre as apresentações estarão pocket shows com grupos circenses da cidade. Escritores e educadores contarão histórias de forma lúdica e criativa. Peças de teatro prometem envolver o público. Curtas-metragens e palestras de vários temas também serão atrações na Feira. A ficção científica e a paixão pelo cinema de fantasia serão explorados em bate-papos e debates com aficionados pelo assunto.



Haverá, também, uma tenda onde estarão autores independentes como Wania Milanez, João Proteti, Fernando Veiga, Poeta Toledo, Agostinho Medeiros e Thiers Camargo Leite Júnior. Eles ficarão à disposição do público e disponibilizarão algumas das obras publicadas para serem comercializadas na Feira.



Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, haverá barracas de alimentação e bebidas, com a venda de pasteis, doces, yakissoba, lanche de pernil e tapioca, entre outros.





Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”

Local: Praça Floriano Peixoto, s/nº, Centro

Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050 - Vila Industrial.





Programação





Dia 23 de outubro - quinta-feira





9h - Contação de histórias com origami

Com Irene Mitsue Tanabe



Papéis se transformam nos personagens das histórias durante a a apresentação. Os origamis dão vida às narrativas e despertam a imaginação do público. Com algumas dobras, o público é instigado a imaginar como terminará a dobradura, revelando que o resultado nem sempre será o esperado.



Local: Sala de Apoio





10h - Teatro de sombras - “Albertinho, O Menino Voador”



O espetáculo traz a história do aviador Santos Dumont e de dois mecânicos que trabalham para o sr. Alberto (Santos Dumont) em um novo projeto, que parece ser uma reunião de caixotes. Os mecânicos passam a comentar o que já ouviram falar da vida do ‘chefe’, como histórias da sua infância, seus estudos e sua ida à França, e ilustram essa trajetória com objetos e bonecos de sombras. Produzido pelaCia. Luzes e Lendas da Cooperativa Paulista de Teatro. Texto e direção de Valter Valverde.



Local: Salão 3





11h – Pocket show com Cia. Circo



A Cia. do Circo traz uma mistura do tradicional com o contemporâneo em uma nova perspectiva do circo. O espetáculo é dirigido por Alex Brede e produzido por Claudia Orteney. A Cia. do Circo foi fundada em 2001 pela Família Circense "Brede & Orteney" .



Local: Palco





12h30 - Apresentação de curtas-metragens do projeto “Infâncias”



Os meninos no Cariri cearense, os quintais das crianças às margens do rio Xingu, o cotidiano da infância marcada pelo ritmo das águas na região pantaneira, os desafios de ser criança na aridez urbana estão retratados nas histórias desses curtas-metragens. Percorrendo distintas realidades socioculturais brasileiras, “Infâncias” é um trabalho de pesquisa, registro e reflexão idealizado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret, com a parceria do fotógrafo Samuel Macedo.



Local: Salão 3





14h30 - Teatro de sombras “Albertinho, O Menino Voador”



Local: Salão 3





15h30 - Contação de Histórias com Origamis com recursos de acessibilidade

Com Irene Mitsue Tanabe



Crianças e adultos, com ou sem deficiência, terão a possibilidade de acompanhar as histórias com origamis por meio de vários recursos sensoriais. Nessa contação de histórias, a origamista Irene Tanabe propõe a utilização de texturas nos papéis e a utilização de aromas, sons e até do paladar para possibilitar aos espectadores entrarem nas histórias. Também haverá distribuição de origamis ao final da história.



Local: Sala de Apoio





16h - Bate-papo com membros das Academias de Letras de Campinas



Membros das Academia Campinense de Letras (ACL), Academia Campineira de Letras e Artes (Acla) e Associação Campineira de Imprensa (ACI) conversam com o público sobre obras já publicadas. Participam do bate-papo o advogado e presidente da Academia Campinense de Letras (ACL), Agostinho Tavolaro; professor, pedagogo, advogado, escritor Rubem Costa (ACL e ACLA); escritor e advogado Jorge Alves de Lima (ACL); professor e escritor Duílio Batistoni Filho (ACL); professora e antropóloga Regina Márcia Moura Tavares (ACL), escritor, médico e professor Gilson Barreto (ACL).



Local: Sala de Apoio





18h - Palestra “Entrou por um fio saiu por um laço quem quiser que dê um abraço”

Com a arte-educadora, pedagoga e escritora Suzana Montauriol



Palestra performática que destaca o encantamento do teatro, da dança, dos contadores de histórias, do palhaço e das músicas tocadas e cantadas ao vivo, a relação lúdica que pode surgir entre educador e educando quando a brincadeira educativa é realmente levada à sério.



Local: Salão 3







TENDA - AUTORES INDEPENDENTES



9h às 18h - Poeta Toledo, o Peregrino



O poeta Deugracias Benedito de Toledo tornou-se um “Poeta Peregrino” por causa das constantes viagens para participar de feiras e bienais de livros. Ele acredita que pode, assim, unir o útil - comercializar os livros -, ao agradável - conhecer e retornar às cidades. Já publicou “Momentos Poéticos”, “Emoções Poéticas”, “Natureza Poética”, “Antologia 2009: Frutos da Terra”, “Caminhos Poéticos”, “Recanto Poético”, entre outros.





9h às 18h - Escritor Fernando Veiga



Formado em Pedagogia, atua na área da Educação há vários anos. A paixão pela literatura infantil surgiu ainda no tempo de faculdade, quando passou a examinar e ler livros infantis para trabalhos acadêmicos. Publicou o livro infantil “O Gato Fujão”, em 2009, e abriu uma série de histórias de animais, baseadas em fatos reais. Escreveu “A Família Qüem-Qüem”, sobre gansos; e em 2012, “O Inquilino”, a história de um vira-lata muito interessante.





9h às 18h - Livro “A magia de lítera”

Com a escritora Wania Milanez



Uma criança de dez anos, que rejeita a escola quando todos os recursos já foram tentados para demovê-la de tal desinteresse, certamente representa um sério problema familiar. Porém, a leitura, por sua mãe, de uma história contida numa obra antiga – um alfarrábio considerado mágico – leva a menina Vitória a viajar no tempo e no espaço, descobrindo nos livros o valor até então desconhecido.





9h às 18h – Escritor Agostinho Medeiros Machado



Formado nas áreas de Saúde Pública e Assuntos Jurídicos, atualmente se encontra aposentado e ministra aulas preparatórias para universidades. Publicou várias obras de literatura infantil, entre elas “A História de Antão”, “As Galinhas de Donana” e “O Menino Feio”. Todas direcionadas ao desenvolvimento das crianças.







Dia 24 de Outubro - sexta-feira





8h30 e 9h30 - Show de bonecos “Ler e Sonhar”

Com a pedagoga Emile Miachon



Numa banca de livros infantis, uma mãe deseja encontrar livros que atendam ao interesse peculiar dos filhos. A inexperiência da vendedora e o pré-conceito sobre o que interessa a cada criança geram uma tensão, que requer a revisão de conceitos. Depois de pensar, a vendedora acaba oferecendo a solução e permite que as crianças escolham e vejam os livros de seu interesse.



Local: Salão 3





12h30 - Apresentação de curtas “Infâncias”



Local: Salão 3





13h – 14h - Bate-papo “Escritor de Canção?”

Com os compositores Pedro Marques, Allessandro Dias e Leandro Mendes



Qual é a especificidade do escritor que maneja letras de canção? Até que ponto o trabalho do “letrista” é semelhante e diferente da atuação do poeta, do contista, do cronista, do romancista e do dramaturgo? As possíveis respostas a essas questões vão nortear a conversa dessa mesa.

Local: Palco






14h30 – Pocket show do Minicirco Serafim



Ao som dos bumbos, pratos, trompetes e potentes megafones, uma extravagante carroça colorida entra em cena, puxada por palhaços que convocam o público anunciando a chegada do circo e do espetáculo que vai começar. Serafim Teatro, com sede em Campinas, nasceu nos inícios do ano 2011 em Barão Geraldo, fundada por Abel Saavedra, que coordena integralmente as atividades da Companhia.



Local: Palco





16h - Contação de histórias pra gente graúda

Com Zé Bocca



Zé Bocca traz histórias do universo oral brasileiro e do mundo, acompanhadas por canções e trava línguas, para crianças de todas as idades, de 0 a 100 anos. Bocca conduz o público a uma viagem lúdica, despertando no espectador parte de sua infância, embalado por fadas, bruxas, sapos, princesas e outros seres.




Local: Palco





17h - Palestra “Leitura, Literatura e Formação Humana”,

Com o mestre e doutor em Educação Ezequiel Theodoro da Silva.



De maneira descontraída e prazerosa, o educador discorre sobre uma concepção de leitura diante dos desafios midiáticos da sociedade contemporânea. A conversa transcorre dentro do cenário de transformação dos costumes comunicacionais, de modo a orientar uma pedagogia e uma didática, elucidando o atraso cultural nessa área e os desafios que cabem às escolas, às bibliotecas e demais agências envolvidas com a promoção da leitura.



Local: Salão 3





18h30 - Show com Martina Marana



Neste show, a cantora Martina Marana, acompanhada pelo grupo ''Noneto de Casa'', apresenta canções de compositores da nova geração da música popular brasileira, que foram gravadas

no CD “Correnteza de Ar”. Com arranjos e direção musical do pianista André Marques, o disco conta também com arranjos do trompetista Diego Garbin e de João Paulo Gonçalves. O repertório, com arranjos fortemente influenciados pela música de Hermeto Pascoal, une o universo da canção à linguagem da música instrumental brasileira em ritmos que vão do maracatu ao chamamé.



Local: Palco







TENDA AUTORES INDEPENDENTES





9h às 18h - Poeta Toledo, o Peregrino





9h às 18h – Escritor Fernando Veiga





8h30 às 10h e 16h às 18h - “A Magia de Lítera”,

Com a autora Wânia Milanez.





19h – Lançamento do livro “Brincando de Manhãs” e “Mulheres Garra, Terra Cangalha”

Com Thiers Camargo Leite Júnior



O escritor traz os dois livros. “Brincando de Manhãs” é a história de um país cuja população é pobre e sem direito a uma boa formação socioacadêmica, entre outras dificuldades. Em “Mulheres Garra, Terra Cangalha”, o autor explora a história de mulheres feias, entre segregação, cangalhas, escárnio social, que aprenderam a pintar cores, vislumbrar sonhos de ter encantos femininos.






Dia 25 de Outubro - sábado





10h – Apresentação do Coral do Sinpro



Desde a sua formação, há oito anos, Coral do Sinpro se baseia na pesquisa e na execução da música folclórica e popular brasileira em sincronia com a música popular europeia dos séculos XV e XVI. O grupo, formado por cerca de 15 cantores, adapta para os dias de hoje o som dos cancioneiros europeus, o ''Cancioneiro de Upsala'' e o ''Cancioneiro del No''. Pelas características vocais do coro, contrastam trechos musicais cantados por todo o coro ou por apenas trios ou quartetos solistas.



Local: Palco







10h30 às 12h – Roda Literária Francesa – Um conto de Guillaume Apollinaire

Mediação da mestranda em Educação Mozilene Neri.



Neste encontro especial para Feira Literária, será lido um conto do escritor francês Guillaume Apollinaire. Não é necessário que se conheça o autor ou qualquer obra dele. Indicado para visitantes a partir de 15 anos de idade.



Local: Salão 3





11h – Apresentação de poesia cantada de Ana Salvagni



Ana Salvagni é paulista de Taquaritinga e vive em Campinas. É formada em Regência pela Unicamp, onde também começou a cantar, no Trio Bem Temperado. Além de cantora, é também regente coral. Do duo formado com o violeiro Paulo Freire nasceu o primeiro CD, "Ana Salvagni". O CD “Avarandado” inaugura parcerias com arranjadores como Edmilson Capelupi e Toninho Ferragutti. Em 2006 publicou o livro de poesias “Janela sem Tranca”, pela editora Komedi, com prefácio de Chico César. Seu mais recente CD, “Alma Cabocla”, foi selecionado pelo Programa Cultural Petrobras.



Local: Palco





12h30 - Apresentação de curtas do projeto “Infâncias”



Local: Salão 3





13h – Apresentação do grupo circense Circo Além da Lona



O grupo circense Circo Além da Lona destaca-se pelos espetáculos de rua. A trupe utiliza espaços alternativos com uma linguagem popular na qual reverencia a tradição dos Saltimbancos, faz malabarismos, anda de pernas de pau e interage com o público.



Local: Palco





14h - Contação de histórias pra gente graúda

Com Zé Bocca



Local: Palco





14h – Bate-papo sessão de autógrafos com Hilton Claudino



Hilton Claudino é fitoterapeuta (profissional que trata doenças com uso das plantas), trofoterapeuta (trata doenças pelos alimentos), e naturoterapeuta (trata doenças por técnicas terapêuticas naturais).Além de estudioso da área, é autor de quatro livros: “Os Vegetais”, “As 50 frutas e seus benefícios medicinais”, “Mulher! Manual de saúde e beleza 100% naturais” e “Argila Medicinal”, todos publicados pela Editora Elevação.



Local: Sala de Apoio





14h - Palestra “Cultura em Movimento: memórias e reflexões sobre políticas e práticas de gestão”

Com Claudia Sousa Leitão



Ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará, a palestrante se baseia no livro “Cultura em Movimento: Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão”, de sua autoria em conjunto com Luciana Guilherme, da editora Armazém da Cultura. O livro é um relato de Cláudia Leitão sobre o período que passou à frente da Secretaria da Cultura do Ceará, e de Luciana Guilherme, então assessora de marketing da Secult. Na obra, descrevem as políticas de interiorização e descentralização formuladas e implementadas em todo o Estado, durante quatro anos, e que resultaram no reconhecimento do próprio Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria "Gestão Pública Cultural".



Local: Auditório





15h - Bate-papo sobre ficção científica



Com Jota Marques, Renato Nonato e Marcelo Bighetti. Jota é advogado e apaixonado por literatura, sobretudo a de fantasia e de ficção científica. Já publicou “Historias Fantásticas” Vol. 1 e 2 - Ed. Cidadela; “Cursed City e Histórias Fantásticas do Brasil - Inconfidência Mineira” - (Ed. Estronho) e aguarda a publicação de mais três obras. Renato Carajelescov Nonato é engenheiro químico mas tem na leitura e na escrita sua paixão. Marcelo Bighetti é designer e escritor, com oito contos publicados. O conto "Novo Início" é best-seller na categoria Ficção Científica da Amazon.



Local: Salão 3





16h - Palestra sobre ficção científica "A Origem da ficção científica e a literatura"

Com Adriana Ruiz, Leonardo Rossetti e Walmir Morales Martins



Palestra aborda a ficção científica desde a origem na literatura até a transição para o cinema e a televisão, com comentários sobre obras clássicas do gênero, vídeos e ilustrações. Destaca o fenômenoStar Trek (Jornada nas Estrelas), a origem na TV, o sucesso no cinema e a influência na cultura pop. Os palestrantes são o analista de sistemas Walmir Morales Martins, um dos fundadores e coordenador do grupo ''Base Estelar Campinas'' - associação sem fins lucrativos dedicada à divulgação da ficção científica como forma de expressão artística - , a professora Adriana Ruiz, membro da ''Base Estelar Campinas'' e o engenheiro civil Leonardo Chaib Rossetti, membro da ''Base Estelar Campinas'', um fã clube de ficção científica.



Local: Salão 3





17h - Peça teatral “O doente imaginário”



O espetáculo “O Doente Imaginário”, de Molière, conta a história de Argan, um velho hipocondríaco que quer, a todo custo, casar a filha Angélica com um médico, para também garantir tratamento em casa. Porém, a moça está apaixonada pelo jovem Cleanto, um rapaz de origem humilde e sem qualquer ligação com a medicina. A Cia. Roldana leva a peça às ruas, numa linguagem colorida e descontraída.

Local: Palco






TENDA AUTORES INDEPENDENTES





9h às 18h - Poeta Toledo, o Peregrino



9h às 18h - Fernando Veiga



9h às 13h - “Chuva Feliz”

Com João Proteti.



Autor de mais de 20 livros infantis, Proteti destaca uma das suas obras mais recentes, o livro de poesia e pintura “Chuva Feliz”.



9h às 18h - “Arystarch, o Arquiteto dos Deuses”

Com Raquel Bueno



Jornalista, a autora resgata a história e as obras de um polonês que fugiu da guerra,

na qual perdeu as mãos e um olho. Veio para o Brasil e aqui produziu

maravilhas artísticas como vitrais, mosaicos, pinturas e afrescos. Morreu pobre e no anonimato. Por meio da embaixada da Polônia, Raquel lançou um DVD com mais de mil fotos de obras de Arystarch.







9h30 às 11h30 - “A Magia de Lítera”

Com de Wânia Milanez.



TAGS | Blog, RAC