ALIMENTAÇÃO

Hábitos podem escurecer ou manchar os dentes

Chocolate, café e refrigerantes podem ajudar a manchar e escurecer os dentes em virtude dos corantes
01/09/2014 | - Atualizado em 01/09/2014 - 18h54 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Consulte seu dentista regularmente
Consulte seu dentista regularmente
Vinho tinto, chás, café, refrigerantes a base de cola, chocolate e molhos. Tudo isso é uma delícia, não é mesmo? Porém, deve-se tomar cuidado com o consumo dessas bebidas e alimentos, pois eles podem manchar e escurecer os dentes. Basta tomar um café ou comer uma salada de beterraba que os pigmentos presentes na bebida ou na hortaliça podem impregnar a superfície dos dentes. Com o tempo e uma higiene bucal inadequada, a tinta dá origem a manchas nos dentes, escurecendo literalmente o sorriso.  

“Qualquer alimento dotado de pigmentação intensa pode provocar essa chateação. Molhos de soja, curry, refrigerantes à base de cola e sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham”, afirma a dentista Renata Martins.  

O café, favorito das manhãs que muita gente bebe é o principal culpado do escurecimento de um sorriso. Renata recomenda que, se a pessoa não pode começar o dia sem uma xícara de café, o ideal é escovar os dentes depois de desfrutar a bebida. “Outras bebidas cafeinadas que também são de cor escuras podem manchar os dentes. Chá e coca-cola também podem transformar os dentes. Mais uma vez, limitar a ingestão, escovar depois de beber, ou beber refrigerantes em menor quantidade auxiliam no cuidado e permanência de dentes mais brancos.”  


Fonte: Site 'Denteemergência'
 
Veja também



VEJA TAMBÉM