BEM-ESTAR

Seis técnicas simples para relaxar em 5 minutos

30/09/2014 | - Atualizado em 30/09/2014 - 10h20 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugação
O relaxamento é essencial para aliviar as tensões do dia a dia
O relaxamento é essencial para aliviar as tensões do dia a dia


Tensões e estresse tem feito cada vez mais parte da rotina do brasileiro. Com a rotina cada vez mais exaustiva e cheia de cobranças, sobra pouco tempo para deixar o cérebro relaxar. E um momento para o 'respiro' cerebral é de extrema importância para o bem-estar e até mesmo para a produtividade e criatividade no ambiente de trabalho. 

Baseado nessa rotina, separamos algumas técnicas simples, que podem ser executadas em pouquíssimo tempo, para que você consiga reencontrar seu equilíbrio e dar conta do processo sem chegar em casa cheia de preocupação e vazia de força. Vamos lá?
 
Por incrível que pareça, procedimentos simples são capazes de mudar seu dia a dia e recuperar sua sobriedade, evitando - ou cortando - os sintomas da ansiedade. Nestes procedimentos, ressaltamos as técnicas de respiração e concentração, que são capazes de deixar toda a euforia do momento de lado, e recuperar sua estabilidade. 

Você pode executar estes exercícios em sua própria sala, no banheiro ou ainda, segundo aconselha especialistas, em um lugar arborizado, para melhorar a qualidade da técnica, já que há mudança de ares. 

1. Feche os olhos por alguns segundos e respire fundo e devagar. Enquanto respira, sinta o ar enchendo seus pulmões e saindo pela boca. Foque toda sua atenção neste exercício, e liberte sua mente do conflito por um instante. 

2. Agora, eleve os braços para cima, fazendo exercícios de alongamento. Não se preocupe com o tempo. 10 segundos é suficiente. A grande questão aqui não é fazer séries, como na academia. Mas elevar seu espírito, através do seu corpo, como se estivesse espreguiçando, mandando a tensão embora. 
 
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3. Faça o mesmo procedimento com todas as partes do seu corpo. Alongue suas pernas, seus braços e gire seu corpo, de forma que toda sua estrutura fique 'alongada'. Aposte em movimentos circulares em regiões como pulsos, pescoço e ombros. 

4. Beba água. Pode ser um chá ou um suco. Mas preferencialmente água. 
 
Foto: Divugação.
Ouvir música, ler uma tirinha, acessar um site que gosta são fatores simples que descansam seu cérebro
Ouvir música, ler uma tirinha, acessar um site que gosta são fatores simples que descansam seu cérebro
5.
Ates de voltar ao 'ponto anterior', dê uma distração a sua rotina. Leia um site que goste, uma tirinha de gibi ou ouça uma música. Todo mundo precisa desviar um pouco a atenção de algo, para que - na volta, ela esteja mais focada. 
 
6. Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade.
 
Com estas técnicas simples, seu dia irá render mais e você ainda vai chegar em casa mais disposta e de bem com a vida, para se dedicar a família e amigos. 

Dica

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